Cuidados que você deve ter com os cabelos antes de dormir

Beleza Bem-estar
19 de Outubro, 2021
Cuidados que você deve ter com os cabelos antes de dormir

Você sabia que alguns hábitos noturnos são prejudiciais para a saúde dos seus fios? Isso mesmo. Se você sofre com caspa e seborreia, por exemplo, pode estar dormindo com a cabeça úmida sem perceber. Veja, então, quais os cuidados com os cabelos devemos ter antes de dormir:

Cuidados com os cabelos antes de dormir

1 – Seque totalmente o cabelo

Ao dormir com o cabelo molhado, os fios ficam mais frágeis e com tendência à quebra por conta do atrito com o travesseiro. “O hábito pode até trazer danos permanentes. Além disso, o ambiente fica propício para a proliferação de bactérias e fungos”, explica o hair stylist Luigi Moretto.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

2 – Faça umectações noturnas

Os óleos naturais são os melhores amigos de qualquer cabelo, principalmente dos cacheados. Ademais, é durante a noite que os produtos penetram nos fios, garantindo nutrição e elasticidade. “Por isso, a dica é deixar o óleo agir nos fios enquanto dorme. Desse modo, ao acordar, lave com produtos adequados para seu o tipo”, diz.

3 – Aposte no cetim

Seja na touca ou na fronha, o tecido de cetim é milagroso para acabar com o temido frizz. Ele evita que os fios fiquem amassados e sem definição.

Mas por que não as tradicionais fronhas de algodão? Luigi revela que elas roubam a umidade do cabelo. Assim, a fricção resulta em fios sem definição no dia seguinte. A solução é trocar a fronha por uma de cetim ou usar uma touca do mesmo tecido. Ao contrário do algodão, o cetim tem dificuldade de absorver a oleosidade da raiz, não causa frizz e não desfaz a forma natural do cabelo.

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

4 – Cuidados com os cabelos antes de dormir: Penteie e prenda

Um simples coque pode garantir um efeito messy no dia seguinte quando feito antes de dormir. “Pegue os fios e puxe para o alto, torça-os de maneira despretensiosa e prenda com um elástico. Finalize no dia seguinte com um spray texturizador e ajeite com os dedos os fiozinhos”, ensina o especialista.

As tranças também são boas alternativas para amarrar o cabelo antes de dormir, mas só para quem quer exibir ondas marcadas no dia seguinte. Os rolinhos ou tranças, que podem ser presos com elásticos (sempre revestidos por tecidos), são formas tradicionais de evitar que os cabelos desmanchem.

Com tranças maiores e mais grossas, os fios ficam com menos volume. As tranças menores, por outro lado, formam cachos pequenos e formam aquele volume proposital, quase com o moderno efeito frisado.

Leia também: Dormir com o cabelo molhado faz mal para a saúde?

Fonte: Luigi Moretto, hair stylist de São Paulo.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa