Benefícios de dormir com um travesseiro entre as pernas

29 de setembro, 2021

Você costuma acordar com dores nas costas? Saiba que isso pode ter relação com a forma como você dorme. Por isso, muitos especialistas recomendam colocar um travesseiro entre as pernas.

Ter uma boa postura é fundamental para evitar dores na coluna e problemas como hérnia de disco e escoliose. Dessa maneira, colocar um travesseiro entre as pernas durante o sono mantém a pelve neutra e evita que a coluna gire. 

Manter um bom alinhamento postural alivia parte do estresse nos tecidos das costas, reduzindo a dor causada por uma inflamação no nervo ciático, por exemplo. 

Leia também: A importância do sono para ficar com o corpo em forma

Veja abaixo os principais benefícios de dormir com o travesseiro entre as pernas:

Dormir com travesseiro entre as pernas elimina a tensão muscular

Geralmente, os joelhos se unem quando nós deitamos na cama para dormir. No entanto, isso gera tensão muscular na região lombar e nos quadris.

Assim, colocar um travesseiro entre as pernas ajuda a reduzir a tensão nessa região, proporcionando uma noite de sono melhor.

Reduz a dor ciática

A inflamação no nervo ciático é uma das maiores causas de dor na coluna — cerca de 8% da população mundial sofre com isso. As dores costumam surgir nos glúteos e descer para as pernas, principalmente abaixo dos glúteos.

Ao dormir em uma posição que comprime esse nervo, a dor piora ainda mais. Optar por ter o travesseiro entre os joelhos ajuda a manter a coluna alinhada.

Impede que seus quadris girem

Durante o dia, é comum que os nossos quadris girem, fazendo com que a coluna fique desalinhada. Sendo assim, é fundamental garantir que a sua postura esteja correta na hora de deitar para evitar dores pela manhã.

Como dormir com o travesseiro entre as pernas

  1. Deite-se com os joelhos ligeiramente dobrados em direção ao peito;
  2. Em seguida, coloque um travesseiro entre os joelhos de modo que a parte superior da coxa fique elevada o suficiente para manter o quadril neutro;
  3. Se você estiver usando um travesseiro fino ou se gosta de dormir com a perna de cima ligeiramente à frente, pode usar dois travesseiros;
  4. Se houver um espaço entre a cintura e o colchão, coloque outro travesseiro pequeno para evitar que a coluna dobre.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo