Lavar o cabelo após o treino ou não? Saiba o recomendado

Beleza Bem-estar Movimento
07 de Fevereiro, 2022
Lavar o cabelo após o treino ou não? Saiba o recomendado

Para quem treina todos os dias, uma das maiores dúvidas é: lavar o cabelo após o treino ou não? É comum transpirar durante os exercícios físicos – principalmente se o treino for intenso – pois isso ocorre quando a temperatura do nosso corpo aumenta. 

De acordo com o Dr. Renato Pazzini, dermatologista pela USP, o ideal após o treino é lavar o cabelo. “O suor que se acumula no couro cabeludo altera o pH da pele e cria um ambiente mais propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Além de deixar os cabelos com aspecto mais oleoso e com frizz”, explica. 

Dessa maneira, apesar de ser um processo natural do nosso corpo, o suor pode prejudicar a saúde dos fios. “Ele possui sais em sua composição que podem deixar o fio mais suscetível a quebra e interferir na coloração de tinturas. Além disso, ele possui um pH levemente mais ácido que o do fio, o que pode também enfraquecer e provocar queda por quebra”, ressalta o Dr. Renato. 

Contudo, é importante ressaltar que cada tipo de cabelo requer um tratamento cuidado diferente. Pessoas com os fios oleosos ou com dermatite seborréica (caspa), por exemplo, são mais suscetíveis ao acúmulo de suor no couro cabeludo, piorando o aspecto oleoso ou a caspa.

E se não der tempo de lavar o cabelo após o treino?

O maior problema é que nem sempre as pessoas vão conseguir lavar o cabelo após o treino. Afinal, a rotina costuma ser corrida e pode não sobrar tempo.

Para essas situações, o dermatologista indica prender o cabelo (não muito forte pois os laços também podem quebrar os fios) e permitir que o suor evapore o mais rápido possível. Outra dica é ao invés de fazer coques apertados, optar por tranças. 

Leia também: Suar emagrece? Entenda se o suor ajuda a perder calorias

Dicas para proteger os fios

Segundo o Dr. Renato, o ideal é utilizar produtos que protegem os fios antes do treino quando você sabe que não vai conseguir lavar imediatamente após. “Os óleos são grandes aliados nesse sentido, principalmente o de argan e o de coco. Pois eles formam uma película protetora ao redor do fio, “selando”o fio contra os sais do suor”, afirma.

Portanto, antes de ir para o treino, aplique uma pequena quantidade do óleo distando em torno de 2cm da raiz para não deixar muito oleoso. Você também pode optar por usar “leave in” e cremes anti frizz para proteger os fios.

“Finalmente, para situações de emergência os shampoos secos são produtos que podem ser usados antes mesmo do treino pois ajudam a proteger o fio do suor. Mas atenção, o shampoo a seco não substitui a lavagem tradicional, ele deve ser usado apenas ocasionalmente pois acumula resíduo nos fios, deixando o cabelo opaco e pesado”, finaliza o especialista.

Fonte: Dr. Renato Pazzini, dermatologista pela USP, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Membro do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas