De manhã ou à noite: qual o melhor horário para tomar suco detox?
Bebidas preparadas com frutas, vegetais e outros ingredientes naturais são ótimas opções para quem deseja nutrir e hidratar o corpo de forma prática e rápida. Muita gente aposta, então, nas receitas que prometem “limpar” o organismo durante o café da manhã, justamente para começar o dia bem. Mas será que existe mesmo o melhor horário para tomar suco detox? Confira!
Veja também: Suco detox para emagrecer: veja receitas
Benefícios do suco detox
A grande promessa do famoso suco detox é filtrar as toxinas presentes no organismo. Infelizmente, essa vantagem ainda não foi completamente comprovada cientificamente — os estudos clínicos ainda são pequenos, e a maioria foi feita em animais.
O que se sabe é que o próprio corpo já tem um sistema bem eficiente de eliminação de substâncias indesejadas — fígado, rins, intestino, pulmão e até pele são órgãos treinados para filtrar e/ou eliminar tais compostos.
Mas isso não significa que o suco detox não seja inútil. Ele pode trazer muitas vantagens, como:
- Reforçar o funcionamento do sistema imunológico: preparada com frutas e hortaliças variadas, a bebida é rica em muitos nutrientes (como vitaminas A e C) importantes para a imunidade;
- Hidratar: devido à sua alta concentração de água;
- Aumentar o consumo diário de vegetais: sendo possível inibir, por exemplo, sabores de ingredientes que o indivíduo não gosta;
- Melhorar o trânsito intestinal: apesar de as frutas e as verduras in natura concentrarem mais fibras, os sucos detox também podem conter grandes quantidades delas, se não forem coados. Isso contribui para o aumento da saciedade e o funcionamento do intestino.
Leia também: Alguns alimentos podem alterar os efeitos dos medicamentos. Veja quais
Qual o melhor horário para tomar suco detox?
De manhã, à tarde ou à noite: a verdade é que você garante todos os benefícios da bebida em qualquer horário. A escolha, então, precisa ser individual: se você tem pouco tempo para preparar um café da manhã caprichado e cheio de opções, bater um suco detox pode ser uma maneira prática e saudável de começar bem o dia.
Por outro lado, a receita à noite é uma boa pedida para a ceia, e dependendo dos ingredientes escolhidos, pode até ajudar a dormir melhor. O ideal, em todos os casos, é consumi-la até três horas depois de feita para que o máximo de nutrientes seja mantido.
Leia também: Quem tem diabetes pode tomar suco? Especialista responde
Como preparar o suco detox ideal?
Não existe uma receita única de suco detox — basta uma rápida pesquisada na internet que você encontra versões feitas com os mais diferentes ingredientes. Contudo, algumas dicas são primordiais na hora de preparar:
- Não adoce: o ideal é não acrescentar açúcar, adoçantes ou mel, e aproveitar o dulçor fornecido pelas próprias frutas;
- Não coe: desse modo, você não elimina as fibras da bebida, muito importantes para a saúde;
- Coloque pelo menos um vegetal verde: como couve ou agrião;
- Escolha pelo menos uma fruta com ação antioxidante: frutas vermelhas, laranja, limão ou kiwi, por exemplo;
- Dê uma turbinada: sementes de chia ou linhaça aumentam a concentração de fibras e ainda garantem uma boa dose de gorduras boas;
- Varie sempre: a cada semana, troque os ingredientes escolhidos. Assim, haverá variedade de vitaminas e minerais no seu cardápio.
Além disso, é sempre bom lembrar: um suco detox não deve substituir grandes refeições. Pessoas com diabetes ou outras condições precisam procurar orientação nutricional, uma vez que sucos podem conter índices glicêmicos (IG) altos e afetar a glicemia (nível de glicose no sangue).