Pular o café da manhã engorda? Novo estudo diz que não
Quando o assunto é a primeira refeição do dia, quem é você: aquele que monta um prato caprichado assim que levanta da cama; ou então aquele que espera até o almoço para acabar com o jejum? Há quem diga, por exemplo, que pular o café da manhã atrapalha o emagrecimento e até engorda.
Mas a verdade é que nem a ciência parece ter decidido sobre a questão. Um novo estudo, por exemplo, concluiu que um cardápio reforçado pela manhã não afeta a perda de peso. Para os autores da pesquisa, feita na Monash University, na Austrália, é melhor optar pelo jejum intermitente se você possui o objetivo.
Para chegar à conclusão, os cientistas revisaram uma dúzia de trabalhos anteriores. E verificaram que não existem evidências suficientes para priorizar o café da manhã como uma forma de prevenir o sobrepeso ou a obesidade. Os resultados foram publicados no British Medical Journal.
Ademais, os especialistas foram além: disseram que consumir todas as refeições em um intervalo de oito a 12 horas por dia — e jejuar no restante do tempo — é a melhor estratégia para emagrecer. Isso porque o hábito eliminaria as chances de lanchinhos noturnos nada saudáveis.
“É necessário cautela ao recomendar o café da manhã para perda de peso em adultos, pois o conselho pode ter o efeito oposto. Mais estudos de alta qualidade são necessários para examinar o papel da refeição na abordagem do controle de peso”, destacaram os autores.
Leia também: Dia da gula: como aprender a comer no bulking?
Pular o café da manhã engorda?
Uma outra pesquisa, também recente, confirma a ideia da revisão citada acima. Para chegar à conclusão, uma equipe de especialistas das Universidades de Aberdeen e de Surrey, no Reino Unido, realizou um estudo controlado em pessoas saudáveis, mas acima do peso. Todos os voluntários receberam duas dietas, que duraram quatro semanas cada uma:
- Na primeira, eles fizeram um grande café da manhã e um pequeno jantar;
- Por outro lado, na segunda, ingeriram um pequeno café da manhã e um grande jantar.
De acordo com o artigo publicado, os cientistas esperavam que o primeiro cardápio (isto é, aquele composto pelo grande café da manhã e o pequeno jantar) aumentasse a queima de calorias e a perda de peso. Mas não foi o que aconteceu. Eles não observaram diferenças no emagrecimento, no gasto de energia e nem nos níveis de glicose, insulina e lipídios (gordura) no sangue entre os dois padrões de alimentação.
O que dizem outras pesquisas
Por outro lado, um estudo mais antigo não chegou aos mesmos resultados. No artigo, publicado na revista Scientific Reports e feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os cientistas analisaram dados de meninos e meninas entre 12 e 18 anos.
A pesquisa deduziu que mesmo dormindo bem, se o adolescente costuma pular o café da manhã, a prática aumenta o peso e a circunferência da cintura. O impacto do fator da primeira refeição do dia nos índices de obesidade foi até maior do que o efeito de outros comportamentos avaliados, como o tempo de tela e a falta de exercícios físicos.
A verdade é que a questão pode ser bem pessoal, e os resultados de pular o café da manhã (ou não) podem variar de acordo com diversas características. Como alimentação no restante do dia, prática de exercícios, idade, metabolismo… Por isso, o ideal é sempre conversar com o seu nutricionista para entender a estratégia mais indicada no seu caso.