Caminhar com frequência ajuda a perder barriga?

Bem-estar Movimento
07 de Novembro, 2022
Caminhar com frequência ajuda a perder barriga?

Quem pensa em deixar de lado o sedentarismo e começar uma atividade física, geralmente aposta na boa e velha caminhada. Realmente, a prática oferece muitas vantagens: ela é fácil de aderir, muito acessível e perfeita para os mais variados condicionamentos físicos. Mas sempre aparece a dúvida: será que caminhar perde barriga?

Benefícios da caminhada

Primeiramente, antes de respondermos à questão, vale lembrar que movimentar o corpo com uma simples caminhada todos os dias pode trazer inúmeros benefícios (que vão além da estética). De acordo com a educadora física Renata Correia da Silva, são eles:

  • Acelera o metabolismo e gasta energia;
  • Trabalha a musculatura das pernas;
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • Reduz a hipertensão e os níveis de colesterol;
  • Ajuda na saúde mental e no bem-estar;
  • Por fim, contribui para o emagrecimento.

“A atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere que as pessoas pratiquem exercícios leves e moderados por pelo menos 150 minutos por semana”, complementa a profissional.

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Caminhar perde barriga?

Para perder barriga, ou diminuir a circunferência abdominal, será preciso queimar gordura. Infelizmente, a gente não consegue falar para o nosso organismo secar apenas uma região específica — ou seja, o emagrecimento ocorre no corpo todo, e não apenas na barriga.

Além disso, a caminhada é um exercício físico aeróbico que promove a queima de calorias e, portanto, pode ser uma aliada de quem está tentando perder peso. Mas se você não combinar com outros hábitos saudáveis, dificilmente terá o resultado que deseja. Portanto:

Tenha constância: caminhe de 30 a 60 minutos pelo menos três vezes na semana (e se possível, conte com a ajuda de um profissional);

  • Priorize uma alimentação equilibrada e saudável;
  • Hidrate-se;
  • Durma bem;
  • Adote hábitos para o controle do estresse;
  • Além disso, vá ao médico com frequência e faça exames regulares.

“Mas lembre-se que a atividade física é uma ferramenta importante para uma boa qualidade de vida, e vai além do que o senso comum e a sociedade denominam como ‘corpo malhado’. Por isso, uma dica para começar é fazer alguma atividade que você goste e se sinta bem, que encaixe na sua rotina diária, assim ficará mais fácil e prazeroso”, finaliza a educadora física.

Fonte: Renata Correia da Silva, educadora física.

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