Dicas para comer bem mesmo com preguiça de cozinhar

Alimentação Bem-estar
04 de Janeiro, 2022
Dicas para comer bem mesmo com preguiça de cozinhar

Você se sente dominado por uma rotina agitada? Em alguns dias, a agenda fica tão lotada de tarefas do trabalho, da casa e da família que não dá vontade de ir para cozinha preparar as refeições, não é mesmo? Nesse caso, muita gente acaba apostando em alimentos mais fáceis (como fast-foods) e fugindo da dieta. Mas não precisa ser assim! Isso porque com algumas dicas simples, é possível comer bem mesmo com preguiça de cozinhar, veja:

Preguiça de cozinhar? Como manter a alimentação saudável

Descasque mais, desembale menos!

Abrir um pacote de bolachas pode até não dar trabalho nenhum, mas descascar uma banana é tão fácil quanto. Por isso, adote o lema de “descascar mais e desembalar menos”, priorizando frutas, verduras e legumes que não precisam de preparações complicadas no cardápio.

Isso porque quanto mais alimentos naturais você colocar na dieta, mais vitaminas, minerais e fibras irá consumir — ponto para a saúde! Veja alguns exemplos de itens fáceis e naturais:

Prepare marmitas fit no fim de semana

Reserve um dia menos agitado no fim de semana para preparar as refeições da semana e congelá-las. Para economizar ainda mais tempo e não exagerar nas porções, já separe cada almoço ou jantar em potinhos individuais.

Você pode, por exemplo, fazer duas opções de proteína, duas de carboidratos e duas de legumes. Assim, na hora de montar as marmitas, vá intercalando cada macronutriente para não precisar comer as mesmas coisas todos os dias.

Leia também: Como preparar marmitas saudáveis

Da mesma forma, já deixe a salada higienizada na geladeira

Se você higienizar e armazenar as folhas corretamente, elas ficam fresquinhas e crocantes por até uma semana na geladeira. Portanto, comece lavando as folhas em água corrente. Então, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Uma etapa muito importante é a secagem da sua salada: quanto menos úmida ela estiver na hora de guardar, mais irá durar. Você pode usar um secador de verduras ou, então, um pano de pratos para essa tarefa. Por fim, potes de plástico ou saquinhos do tipo zip-lock são suficientes para armazenar.

Leia também: Como conservar alface e manter as folhas fresquinhas por mais tempo

Preguiça de cozinhar? Reaproveite o que sobrou

Sobras de legumes, proteínas e carboidratos não precisam ir para o lixo. Elas podem virar uma deliciosa sopa ou caldo — sem contar que você gasta apenas uma panela para preparar!

Tenha sempre snacks saudáveis à mão

Uma das formas de evitar atacar biscoitos e guloseimas no meio da tarde (ou até da noite) é não estocá-los na despensa de casa. No lugar, deixe sempre lanchinhos saudáveis para comer quando sentir fome.

Preguiça de cozinhar? Aposte em receitas que não precisam ir ao fogo (ou forno)

Saladas, ceviches, antepastos, patês… Existem inúmeras opções de preparos que não precisam de forno ou fogão. Confira uma ideia maravilhosa:

Arroz de micro-ondas com legumes

Ingredientes:

  • 2 xíc. (chá) de água;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 xíc. (chá) de arroz integral cru;
  • 100g de legumes variados picados e cozidos (pode ser em lata).

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque em um recipiente o arroz, a água, o sal e a pimenta. Em seguida, leve ao micro-ondas em potência alta por 9 minutos. Então, retire e misture o restante dos ingredientes, levando ao micro-ondas novamente por mais três minutos. Por fim, sirva.

Por que não pedir um delivery?

E se mesmo com todas as dicas acima, for difícil se programar, não se desespere! Dá para pedir comida saudável por aplicativo sim! O primeiro passo é selecionar pratos de restaurantes com uma pegada mais caseira, e que priorizem ingredientes naturais e orgânicos. Ademais, é essencial conhecer os detalhes do prato e a forma de preparo dos alimentos.

Além disso, outro segredo para pedir delivery de comida sem sair da dieta é apostar na moderação. Portanto, vale prestar atenção no tamanho das porções. Que tal comer moderadamente e fazer uma marmita com o que sobrar? Também é possível armazenar no freezer.

Leia também: Emagrecer: Como pedir delivery de comida sem sair da dieta

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!