Potes para armazenar alimentos: Melhores opções

Alimentação Bem-estar Casa
23 de Novembro, 2021
Potes para armazenar alimentos: Melhores opções

Aço inox, plástico, vidro, cerâmica… O que não faltam são opções de potes para armazenar alimentos. No entanto, tantas opções também acabam confundindo até os veteranos na cozinha na hora de escolher o mais adequado. Veja os melhores tipos de potes para armazenar alimentos e também os menos recomendados.

Leia mais: Comida congelada é saudável? Descubra

Potes para armazenar alimentos

Plástico

É o mais popular e barato, e pode ser encontrado em qualquer supermercado. No entanto, é preciso ter atenção a alguns componentes específicos no produto, como o bisfenol-A (BPA). As substâncias possuem propriedades tóxicas para a saúde, principalmente se forem submetidas a altas temperaturas (ao esquentar o pote no micro-ondas, por exemplo). 

Existem diversos estudos que associam o bisfenol-A e o PVC a distúrbios hormonais, câncer e outros problemas de saúde. Além disso, no Brasil, desde 2012 está proibilda a utilização dessa substância na confecção de utensílios plásticos destinados ao acondicionamento de alimentos. Porém, nem todos os recipientes possuem tais substâncias em sua composição — por isso, sempre cheque o rótulo do produto ao adquiri-lo. 

O uso de potes de plástico para armazenar alimentos

  • O plástico pode ser usado para diversos objetivos, como guardar alimentos secos (grãos, oleaginosas e frutos secos, por exemplo). 
  • Avalie o rótulo do plástico antes de comprá-lo, pois nem toda vasilha contém BPA e PVC. Como já foi mencionado, o ideal é evitar o contato do plástico com o micro-ondas, pois nesses casos a quantidade da substância tóxica do pote é liberada 55 vezes mais rapidamente de que o normal. Se o uso de um pote plástico for imprescindível, utilize-o para armazenar apenas alimentos que for consumir rapidamente.
  • Evite armazenar molhos e alimentos com odor predominantes, como peixes. Isso porque o plástico é poroso e mancha facilmente, além de absorver odores. Essa característica pode aumentar o risco de contaminação, principalmente se a vasilha não for bem higienizada.

Vidro: o mais indicado para armazenar os alimentos

De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula o segmento de alimentos e medicamentos, o vidro é a embalagem mais segura para os consumidores, já que não é tóxico e é livre de substâncias nocivas à saúde.

Dentre os potes para armazernar os alimentos, é o mais adequado por sua versatilidade e ausência de riscos para a saúde. É perfeito para guardar alimentos cozidos com segurança, pois não tem propriedades nocivas e não altera o sabor dos alimentos. Também é o material que apresenta menos riscos de proliferação de micro-organismos, conservando melhor os alimentos.

Se você é do time que leva marmita para o trabalho ou costuma cozinhar para a semana, utilize vasilhas de vidro para essa finalidade, com tampas de fechamento hermético para evitar vazamentos.

Cerâmica

Excelente para guardar temperos e condimentos, além de molhos de salada e de massas. Assim como o vidro, não altera o sabor nem as propriedades dos alimentos.

Aço inox

Também é uma boa opção para conservar a comida. O aço inox é um material resistente, e sua vida útil é mais longa do que a do vidro, que é mais frágil. Entretanto, não pode ser levado ao micro-ondas, porque pode causar faíscas e danificar o equipamento.

Se for usado como pote de marmita, a comida deve ser aquecida no banho-maria. Prefira conservar saladas e alimentos frios e não muito ácidos, como laranja e limão. O aço, em contato com a acidez ou excesso de sal, é capaz de alterar o sabor do alimento. 

Leia mais: Dicas de como congelar os alimentos

Fonte: Marilia Dominguez, nutricionista e personal chef com especialização em alimentação funcional.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.