Melhores vitaminas e minerais para pessoas com diabetes

22 de junho, 2021

Quem sofre com o diabetes precisa se preocupar em reduzir a quantidade de açúcar e produtos industrializados da dieta. Contudo, é essencial que pessoas com diabetes não se esqueçam também de equilibrar as concentrações de vitaminas e minerais — eles ajudam a manter o organismo funcionando corretamente e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida.

Portanto, veja quais são as vitaminas e minerais mais importantes para pessoas com diabetes:

Melhores vitaminas para pessoas com diabetes

Vitamina D

A vitamina D é uma das mais importantes para pessoas com diabetes. “Isso porque ela reduz a inflamação do corpo, fortalece a imunidade, previne a depressão, evita a osteoporose e melhora a absorção de cálcio. Na verdade, é um pró-hormônio produzido pelo nosso corpo quando tomamos sol”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

Uma das complicações físicas causadas pelo diabetes é justamente a diminuição da densidade óssea, o que aumenta os riscos de fraturas e de osteoporose. Além disso, a carência dessa vitamina dificulta a estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Então, é válido tomar banhos de sol frequentes (cerca de 15 minutos por dia entre 10h e 14h) nos braços e pernas sem o uso de protetor solar. E reforçar o consumo de peixes gordurosos (como salmão e atum) e ingredientes fortificados, incluindo leite, suco de laranja, iogurte, bebidas de soja e cereais.

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Vitamina B12

Pertencente ao complexo B, a vitamina B12 (cujo nome é cobalamina) fica ligada nas proteínas dos alimentos. E começa a trabalhar dentro do organismo assim que o ácido clorídrico produzido pelo estômago a libera, contribuindo para a formação de células vermelhas, ajudando nas funções neurológicas e auxiliando o sistema digestivo a manter a glicemia equilibrada.

Não é incomum pessoas com diabetes terem deficiência dessa vitamina, o que pode gerar:

  • Anemia megaloblástica (glóbulos vermelhos maiores do que o normal);
  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade em manter o equilíbrio;
  • Depressão;
  • Confusão mental;
  • Demência;
  • Memória fraca;
  • Irritação da boca e da língua;
  • Algumas pessoas sentem dormência e formigamento nas mãos e nos pés.

É recomendado que um adulto saudável ingira cerca de 2,4 mcg (microgramas) de B12 por dia, mas essa quantidade varia de pessoa para pessoa. Ela pode ser encontrada sobretudo em proteínas de origem animal, como o bife de fígado (70 mcg em 100 g de alimento).

Vitamina E

Já a vitamina E é importante por combater o endurecimento das artérias, controlar os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas. Isso porque ela age como um poderoso antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres — relacionados ao envelhecimento precoce.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Clinical & Diagnostic Research descobriu que a suplementação de vitamina E ajuda a retardar o aparecimento das complicações do diabetes, bem como a evitar a progressão de suas complicações.

Para manter os níveis adequados no organismo, são recomendados 15 mg por dia, presentes em nozes, sementes, óleos vegetais, brócolis e kiwi.

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Melhores minerais para pessoas com diabetes

Zinco

Entretanto, não é só no equilíbrio das vitaminas que pessoas com diabetes precisam ficar de olho. O zinco, por exemplo, desempenha um papel essencial no funcionamento das células beta, que sintetizam e excretam a insulina no pâncreas. Por isso, o mineral é eficaz na melhora da sensibilidade à substância.

“A suplementação do zinco é feita com dosagens baixas, de 5 e 10mg, e máximas, 25 a 45mg. Cabe ao profissional avaliar a necessidade do paciente”, diz a nutricionista. Mas também é possível garantir as quantidades adequadas do nutriente com a ingestão de chocolate amargo, frutos do mar, leite integral e gema de ovo.

Magnésio

O magnésio, por outro lado, atua na melhora da sensibilidade à insulina, e sua suplementação reduz os níveis de glicose sanguínea. Além disso, ele:

  • Auxilia no sono;
  • Alivia os sintomas da TPM;
  • Combate a sensação de fadiga;
  • Fortalece os ossos e os músculos;
  • Além disso, protege a saúde do sistema nervoso.

As principais fontes do mineral são as sementes, as folhas verdes, a banana e o salmão.

Suplementos de vitaminas e minerais para pessoas com diabetes?

Pessoas com diabetes podem utilizar suplementos vitamínicos e minerais se acompanhados por um profissional da saúde. Contudo, também é possível ter boas doses dos nutrientes citados acima por meio da alimentação saudável. “Prefira, desse modo, ingredientes ricos em fibras: pão, arroz e biscoitos integrais, inhame, aipim e leguminosas”, diz Dayse.

Ela aconselha, além disso, três porções de frutas por dia: laranja, kiwi, maçã ou pera. E priorizar:

  • Iogurte e leite desnatados, queijos magros (minas, cottage, ricota);
  • Aveia (duas colheres de sopa por dia pode controlar os níveis de glicose e equilibrar o colesterol);
  • Azeite extravirgem (antioxidante);
  • Peixes, frango e carnes magras;
  • Ovos.

“Divida as refeições em cinco ou seis frações por dia, e evite gorduras saturadas, açúcares, adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol”, complementa a especialista.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.