Por que é tão difícil comer saudável na segunda-feira?

25 de outubro, 2019

Seu fim de semana foi épico. Mas, antes que você perceba, são seis da manhã de segunda-feira e uma olhada na geladeira durante a noite faz você desejar um pedaço de pizza requentado. 

Considere o seguinte: uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition mostra que as pessoas comem mais carne aos sábados e domingos, mais carboidratos e álcool às sextas e sábados e mais calorias às sextas, sábados e domingos. E, de acordo com dados dos 165 milhões de usuários do aplicativo Under Armour do MyFitnessPal, as pessoas comem mais frutas e vegetais às segundas-feiras, com seu hábito de cinco dias saudáveis diminuindo durante o resto da semana. Então, embora pareça que estamos comendo melhor às segundas-feiras – a luta é real e aparece durante os outros dias.

Do lixo ao light

Acontece que ir de hambúrguer com batata frita no domingo a salada na segunda-feira é um grande salto. O ‘eu voltarei à dieta na segunda-feira’ é perigoso, pois indica uma mentalidade de tudo ou nada, que pode levar a péssimos hábitos alimentares ​​em geral.

Quando você come fast food e bebe no final de semana, acorda na segunda-feira de manhã sentindo-se lento, inchado e, provavelmente, um pouco culpado. Em resumo, a segunda-feira se torna um castigo para um fim de semana divertido. 

É quase automático associar o fim de semana com comida deliciosa e os dias da semana com restrições. E isso torna mais difícil seguir uma alimentação equilibrada ​​na segunda-feira.

Calorias à parte, a agitação do fim de semana pode destruir seu sono. Pesquisas da Universidade de Melbourne, na Austrália, mostram que, mesmo que você durma mais facilmente com álcool, na verdade, você não descansa o suficiente. Como a maioria das pessoas consome mais bebidas alcoólicas no sábado e no domingo, a chance de estar com sono na segunda-feira é grande. É quando a necessidade de alimentos ricos em carboidratos e gorduras toma conta do cérebro.

Leia também: Como as redes sociais podem atrapalhar a qualidade do sono

Além disso, um estudo publicado no periódico especializado Diabetologia descobriu que apenas algumas noites de sono fraco reduzem a sensibilidade à insulina e os níveis de hormônio do crescimento, aumentando o risco de armazenamento de gordura e reduzindo a massa muscular queimadora de calorias. 

Lembre-se de que está fazendo um esforço para levar uma vida saudável, não apenas cinco dias saudáveis.

Independente do dia, pergunte a si mesmo: ‘Eu realmente quero comer isso?’. E, o mais importante: olhe para os sinais de sua fome, não para o calendário.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.