Porção de castanhas: trata-se de um bom lanche da tarde?
Você já comeu uma porção de castanhas no lanche da tarde, mas continuou com fome? Quando isso acontece, é comum imaginarmos que o alimento (principalmente por ser pequeno) não garante saciedade. Mas será que é verdade?
De acordo com a médica nutróloga Patricia Santiago, uma porção contendo um mix de castanhas pode ser sim considerada um lanche bem completo em alguns casos. Isso porque possui todos os macronutrientes necessários para o corpo – carboidratos, proteínas e gorduras (as consideradas “boas” para o coração). No entanto, o snack costuma ser bem calórico: 100 gramas da mistura carregam até 600 calorias!
Desse modo, o ideal é consumir quantidades moderadas do alimento se você tem o objetivo de emagrecer ou manter o peso. É por isso, então, que muita gente continua com fome depois do lanchinho. Por outro lado, para quem busca a hipertrofia (aumento dos músculos), o mix de nuts geralmente não é ideal para satisfazer as necessidades do organismo.
Além disso, a especialista afirma que é preciso entender que o que você come nas outras refeições (café da manhã e almoço) também irá influenciar no seu apetite. Por exemplo, se a sua alimentação foi repleta de carboidratos refinados e pobre em proteínas e fibras, você provavelmente estará com uma fome de leão à tarde — e apenas uma porção de castanhas não será suficiente para trazer saciedade.
Mas é claro que tudo isso também depende de outros fatores, como idade, sexo, objetivo, prática (ou não) de atividades físicas e quantas calorias você precisa diariamente. “Como já citei, a porção de castanhas é uma refeição calórica e com todos os macronutrientes. Contudo, nem todos os micronutrientes.”
Leia também: Falta de apetite (ou aumento) pode ser sinal de problemas emocionais
Porção de castanhas no lanche da tarde: afinal, como ter mais saciedade?
Com boas proporções de gorduras boas e fibras, as castanhas ainda possuem um índice glicêmico baixo, isto é, não aumentam os níveis de açúcar no sangue de forma rápida — o que é ótimo para pessoas que querem queimar gordura.
Portanto, para ficar com menos fome, a nutróloga dá algumas dicas, e uma delas é caprichar no café da manhã. Assim, a refeição deve ser equilibrada e com todos os macronutrientes:
- Primeiramente, uma porção de carboidratos (tubérculos ou pães integrais);
- Porção de proteína (ovos);
- Ademais, uma porção de lipídios e fibras (abacate com semente).
“É muito importante o consumo de alimentos pela manhã. Isso porque estudos mostram que, nesse período, temos uma maior liberação de GLP-1 (o nosso “Ozempic” natural). Por isso, ele tem efeitos benéficos no controle da fome durante o dia.”
Por fim, você pode incrementar a sua porção de castanhas no lanche da tarde com uma fruta, como banana ou abacate amassados. Outra boa opção é um iogurte ou uma coalhada naturais.
Fonte: Patrícia Santiago é graduada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas desde 2013, com pós graduação em Nutrologia. Além disso, atua na área de emagrecimento e performance desde 2015 com ampla experiência no acompanhamento de pacientes bariátricos.