Porção de castanhas: trata-se de um bom lanche da tarde?

Alimentação Bem-estar
05 de Janeiro, 2023
Porção de castanhas: trata-se de um bom lanche da tarde?

Você já comeu uma porção de castanhas no lanche da tarde, mas continuou com fome? Quando isso acontece, é comum imaginarmos que o alimento (principalmente por ser pequeno) não garante saciedade. Mas será que é verdade?

De acordo com a médica nutróloga Patricia Santiago, uma porção contendo um mix de castanhas pode ser sim considerada um lanche bem completo em alguns casos. Isso porque possui todos os macronutrientes necessários para o corpo – carboidratos, proteínas e gorduras (as consideradas “boas” para o coração). No entanto, o snack costuma ser bem calórico: 100 gramas da mistura carregam até 600 calorias!

Desse modo, o ideal é consumir quantidades moderadas do alimento se você tem o objetivo de emagrecer ou manter o peso. É por isso, então, que muita gente continua com fome depois do lanchinho. Por outro lado, para quem busca a hipertrofia (aumento dos músculos), o mix de nuts geralmente não é ideal para satisfazer as necessidades do organismo.

Além disso, a especialista afirma que é preciso entender que o que você come nas outras refeições (café da manhã e almoço) também irá influenciar no seu apetite. Por exemplo, se a sua alimentação foi repleta de carboidratos refinados e pobre em proteínas e fibras, você provavelmente estará com uma fome de leão à tarde — e apenas uma porção de castanhas não será suficiente para trazer saciedade.

Mas é claro que tudo isso também depende de outros fatores, como idade, sexo, objetivo, prática (ou não) de atividades físicas e quantas calorias você precisa diariamente. “Como já citei, a porção de castanhas é uma refeição calórica e com todos os macronutrientes. Contudo, nem todos os micronutrientes.”

Leia também: Falta de apetite (ou aumento) pode ser sinal de problemas emocionais

Porção de castanhas no lanche da tarde: afinal, como ter mais saciedade?

Com boas proporções de gorduras boas e fibras, as castanhas ainda possuem um índice glicêmico baixo, isto é, não aumentam os níveis de açúcar no sangue de forma rápida — o que é ótimo para pessoas que querem queimar gordura.

Portanto, para ficar com menos fome, a nutróloga dá algumas dicas, e uma delas é caprichar no café da manhã. Assim, a refeição deve ser equilibrada e com todos os macronutrientes:

  • Primeiramente, uma porção de carboidratos (tubérculos ou pães integrais);
  • Porção de proteína (ovos);
  • Ademais, uma porção de lipídios e fibras (abacate com semente).

“É muito importante o consumo de alimentos pela manhã. Isso porque estudos mostram que, nesse período, temos uma maior liberação de GLP-1 (o nosso “Ozempic” natural). Por isso, ele tem efeitos benéficos no controle da fome durante o dia.”

Por fim, você pode incrementar a sua porção de castanhas no lanche da tarde com uma fruta, como banana ou abacate amassados. Outra boa opção é um iogurte ou uma coalhada naturais.

Fonte: Patrícia Santiago é graduada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas desde 2013, com pós graduação em Nutrologia. Além disso, atua na área de emagrecimento e performance desde 2015 com ampla experiência no acompanhamento de pacientes bariátricos.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva