Qual é a importância do treino de força para a hipertrofia?

Bem-estar Movimento
26 de Agosto, 2022
Qual é a importância do treino de força para a hipertrofia?

O treino de força tem como objetivo estimular os músculos do corpo para que eles se tornem mais desenvolvidos. Esse tipo de exercício é bastante indicado para aqueles que visam a hipertrofia. Durante a prática, surgem microlesões nas fibras dos músculos. O estresse muscular faz com que o organismo trabalhe para reparar esse processo, momento no qual há um aumento do tamanho do músculo. Entretanto, existem orientações e cuidados que devem ser levados em consideração ao realizar um treino de força.

Acima de tudo, o personal trainer Giulliano Esperança defende que não existem melhores exercícios para o ganho de massa muscular. Na verdade, cada plano deve ser individualizado e conter um agrupamento de diferentes execuções adaptadas para os objetivos e limitações do indivíduo.

Além disso, ele reforça a importância da regularidade e da disciplina, além do empenho para efetuar um programa de treino progressivo e periodizado.

Treino de força: preciso de peso para ganhar massa?

Há quem diga que só é possível ver resultados estéticos ao treinar com carga extra. Entretanto, Giulliano explica que isso não é uma regra. “É preciso treinar para ganhar saúde e cada pessoa tem objetivos individuais”, diz. Vale procurar um profissional da área para entender a melhor estratégia de treinos para os resultados desejados.

Treinar em casa dá resultado?

O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus mudou a rotina das pessoas, inclusive no que diz respeito aos treinos. Isso porque as academias ficaram fechadas por um longo período, e, assim, os exercícios físicos tiveram de ser adaptados. Em 2020, inclusive, o treino funcional em casa aumentou 94%, enquanto a prática de ciclismo indoor cresceu 42%.

Segundo o personal trainer, com disciplina, foco e consistência é possível ganhar massa muscular treinando em casa. Ele afirma, inclusive, que os exercícios usando somente o peso corporal em casa são ótimas opções. 

Leia também: Pesos de academia caseiros: Saiba como improvisar nos treinos

Cuidados no treino de força

Caso você faça exercícios com carga extra, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque muitas lesões são causadas pelo excesso de peso. Além disso, exagerar nas repetições ou executar os exercícios de forma inadequada também são fatores prejudiciais para a saúde. 

“Seja gentil com seu corpo, dê passos alcançáveis e tenha controle sobre as variáveis do treino. A essência é ter qualidade e não quantidade”, destaca.

Outros dois pontos cruciais para o ganho de massa muscular são o tempo de descanso e o tempo de execução. Treinar em excesso e não dar descanso ao corpo atrapalha o processo, uma vez que o músculo precisa repousar para alcançar a hipertrofia. Por outro lado, ser irregular nos treinos e não ter um plano estratégico para a hipertrofia também dificulta a obtenção dos resultados.

Dicas do personal

Na busca pela hipertrofia muscular, paciência e dedicação são essenciais. Entretanto, existem alguns dias mais desafiadores do que outros. Por isso, Giulliano elenca algumas dicas para aqueles que desejam ganhar massa muscular de forma saudável:

1. Tenha sabedoria e paciência

O personal destaca a importância de cultivar a sabedoria nesse processo. Isso porque alguns comportamentos, como disciplina, progressão, periodização e controle têm uma grande influência e devem estar alinhados com o objetivo.

2. Descanse!

Você já deve ter ouvido falar que a pressa é inimiga da perfeição, certo? Por isso, não tente ultrapassar os seus limites e forçar o seu corpo. Lembre-se que o descanso é extremamente necessário para o treino de força ter efeito. “Uma dica simples e que funciona é alternar treinos fortes com treinos recuperativos”, comenta.

3. Encontre o equilíbrio

É necessário entender que ao traçar um objetivo, alguns hábitos devem ser mudados. A hipertrofia, por exemplo, não depende só dos treinos. A alimentação tem um papel extremamente importante, além de outros fatores, como sono e saúde mental.

Por isso, tente encontrar um equilíbrio. Afinal, “uma vida de happy hour, noites de sono mal dormidas, falta de hidratação, excesso de álcool, cigarro e uma alimentação ruim, não condiz com o estilo de vida de alguém que deseja hipertrofiar”, diz.

Fonte: Giulliano Esperança, personal trainer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!