Picada de aranha: sintomas, o que fazer e como identificar se é venenosa

Saúde
12 de Setembro, 2022
Picada de aranha: sintomas, o que fazer e como identificar se é venenosa

Você sabe quais os sintomas e o que fazer quando recebe uma picada de aranha? Como saber se é uma aranha venenosa? Essa e outras dúvidas serão respondidas logo abaixo! Mas para não se preocupar previamente, uma informação tranquilizante: a maioria das mais de 35 mil espécies de aranhas existentes no mundo não apresenta riscos à nossa saúde. Confira mais a seguir!

O que é picada de aranha?

De acordo com o Dr Max Igor, infectologista do Hospital Santa Catarina (Paulista), é o resultado da lesão de pele causada pelo ferrão de algumas aranhas que, junto à lesão, podem ou não inocular veneno.

No Brasil, existem três tipos de aranha que exigem preocupação: “as aranhas dos gêneros Phoneutria (aranha-armadeira), Loxosceles (aranha-marrom) e Latrodectus (aranha viúva-negra)”, informa o infectologista.

A aranha-marrom tem até três centímetros de comprimento (contando as patas), enquanto a aranha-armadeira chega a 15 centímetros de comprimento (contando as patas). Já a viúva-negra tem até quatro cm de comprimento (contando as patas). Confira fotos de cada uma:

  • Aranha-amadeira:
picada de aranha
  • Aranha-marrom:
  • Aranha viúva-negra:

Sintomas da picada de aranha

O médico consultado lembra que o principal sintoma da picada de aranha é a dor: “pode também ocorrer inchaço, vermelhidão ou até sensação de formigamento no local”, acrescenta.

A aranha-marrom, por outro lado, gera uma lesão mais característica que não dói no começo, mas causa incômodo no transcorrer de dois a três dias.

Além disso, a picada da aranha-marrom provoca uma área arroxeada na pele, podendo evoluir para necrose local e também pode estar associada a problemas de coagulação. “A ferida pode levar mais de 1 mês para cicatrizar”, lembra.

Como saber se fui picado por uma aranha?

Muitas pessoas, após apresentarem uma mancha no corpo ou alguns dos sintomas, não sabem como identificar se foram picados por uma aranha.

O Dr Max Igor comenta que muitos dos acidentes têm relação com o fato de pressionar a aranha contra o corpo ao vestir alguma roupa ou sapato.

“A sensação de picada, nesse momento, deve ser um possível acidente. Outras vezes, tem relação com manipulação de entulho ou objetos armazenados e ao colocar as mãos em determinado local e a aranha se sentir ameaçada”, acrescenta.

Leia também: Escorpiões: conheça os riscos da picada e saiba como evitá-los em casa

O que fazer após a picada de aranha?

O que deve ser feito logo após a picada de aranha? De acordo com o médico do Hospital Santa Catarina (Paulista), é sempre importante procurar a ajuda médica para orientação. “Evite passar substâncias ácidas ou cosméticas por conta própria, pois podem agravar e lesão”, aconselha.

Existem outras recomendações em caso de picada de aranhas:

  • Lavar o local com água e sabão;
  • Usar uma compressa morna para aliviar a dor;
  • Manter o local da picada elevado;
  • Mesmo que a aranha não pareça com as citadas acima, procurar atendimento médico;
  • Se for possível, levar a aranha para facilitar a identificação.

Como tratar e aliviar uma picada de aranha?

O tratamento, segundo o especialista, envolve o uso de analgésicos, por vezes compressas frias, antissépticos e curativos — a depender do tipo da lesão. “Em casos graves, existe um soro específico para neutralizar o efeito do veneno”, comenta.

Além disso, é preciso ter cuidar frequentemente da ferida causada pela picada da aranha.

Diagnóstico

O infectologista lembra que o diagnóstico é feito a partir da história clínica e do aspecto da lesão. “Se a pessoa se lembrar de uma possível dor no local da lesão ao vestir determinada roupa ou calçado, também ajuda no diagnóstico”, diz.

A picada da aranha-marrom, no início, não gera dor. Contudo, nas primeiras 24 horas, é comum o surgimento de um incômodo que vai aumentando, além de vermelhidão, bolhas e inchaço na região. Além disso, também podem estar presentes febre, mal-estar e vômitos.

Quando uma pessoa é picada por uma aranha-armadeira, é normal sentir uma dor intensa logo após a picada, acompanhada de marcas, inchaço e vermelhidão. Além disso, podem ocorrer outros sintomas, como aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, vômitos, diarreia, agitação e aumento da pressão arterial.

Já a picada da viúva-negra, a princípio, gera uma dor aguda no local, e após 15 minutos a dor se transforma em uma sensação de queimação que piora em 48 horas. Os sintomas comuns são náuseas, vômitos, dores musculares e aumento da temperatura corporal.

Como identificar o tipo de picada?

Infelizmente, o Dr Max Igor lembra que, às vezes, é muito difícil identificar a picada de aranha pelo tipo lesão na pele. “A picada da aranha-marrom é mais fácil, já que progride para necrose e leva bastante tempo para cicatrizar”, ressalta.

Apesar da dificuldade do diagnóstico, o ideal é sempre procurar ajuda médica se sentir que foi picado por uma aranha ou ao apresentar alguns dos sintomas.

Picada de aranha pode matar?

Apesar de existirem poucas espécies preocupantes de aranhas venenosas no Brasil, o especialista afirma que a picada de aranha pode matar: “é bastante raro, mas pode acontecer”, destaca.

Entre 1926 e 1996, por exemplo, 14 óbitos foram catalogados e associados a picadas de aranha-marrom no Brasil.

Como evitar picada de aranha?

Existem algumas medidas preventivas que podem prevenir uma picada de aranha. O infectologista pede a atenção, principalmente, ao calçar sapatos e vestir roupas em domicílios com a presença de aranhas nas regiões próximas.

“E atenção durante a manipulação de entulhos e na limpeza de áreas mais externas, como garagens. Se possível, use luvas para essas atividades”, aconselha.

Fonte: Dr Max Igor, infectologista do Hospital Santa Catarina (Paulista).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros