O que comer na janela do jejum intermitente?

Alimentação Bem-estar
09 de Fevereiro, 2023
O que comer na janela do jejum intermitente?

Quem pratica o jejum intermitente com o intuito de emagrecer e diminuir a gordura corporal sabe que o período de alimentação é tão importante quanto as horas sem alimentos. Entenda melhor, então, o que comer na janela do jejum intermitente:

O que é a chamada janela alimentar?

Você provavelmente já deve conhecer o funcionamento do jejum intermitente. A estratégia alterna períodos sem alimentação com períodos nos quais a ingestão de alimentos está liberada.

A janela alimentar, então, é justamente esse tempo em que podemos comer.

Há vários tipos de jejum intermitente, que variam de acordo com o tempo estipulado para o jejum. No método 16/8, por exemplo, são feitas 16 horas de jejum; seguidas por oito horas de janela alimentar — geralmente, a pessoa consome de duas a três refeições, o almoço, o café da tarde (opcional) e o jantar.

O grande objetivo do protocolo alimentar é diminuir a quantidade de calorias que comemos em um dia, provocando, assim, a perda de peso. Por isso, de nada adianta cumprir longas horas de jejum para depois atacar fast-foods, ultraprocessados e grandes quantidades de frituras, refrigerantes e outras guloseimas durante a janela alimentar.

Leia também: Detox Pós-Carnaval: cardápio para eliminar as toxinas

Então, o que comer na janela do jejum intermitente?

De acordo com a nutricionista Juliana Lucas P Lima, da Clínica do Dr Lucas Costa, se o jejum for quebrado da forma errada, ele pode não apenas atrapalhar o objetivo, como também prejudicar o organismo.

Por isso, deve-se sempre priorizar os itens saudáveis, como frutas, verduras, leguminosos e cereais integrais. “São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam no equilíbrio do açúcar no sangue, muito importante para o controle da fome no jejum”, diz a especialista.

Por outro lado, é necessário evitar os industrializados em geral, itens à base de farinha refinada, açúcares, refrigerantes, frituras e similares, indica a nutri.

O que não quebra o jejum?

Durante o jejum, a pessoa está liberada para ingerir líquidos sem calorias, como água (com e sem gás), chás e café sem açúcar ou adoçante.

Fonte: Juliana Lucas P Lima, nutricionista da Clínica do Dr Lucas Costa e especialista em Clínica Funcional com foco em emagrecimento, saúde e performance.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva