O que comer na janela do jejum intermitente?
Quem pratica o jejum intermitente com o intuito de emagrecer e diminuir a gordura corporal sabe que o período de alimentação é tão importante quanto as horas sem alimentos. Entenda melhor, então, o que comer na janela do jejum intermitente:
O que é a chamada janela alimentar?
Você provavelmente já deve conhecer o funcionamento do jejum intermitente. A estratégia alterna períodos sem alimentação com períodos nos quais a ingestão de alimentos está liberada.
A janela alimentar, então, é justamente esse tempo em que podemos comer.
Há vários tipos de jejum intermitente, que variam de acordo com o tempo estipulado para o jejum. No método 16/8, por exemplo, são feitas 16 horas de jejum; seguidas por oito horas de janela alimentar — geralmente, a pessoa consome de duas a três refeições, o almoço, o café da tarde (opcional) e o jantar.
O grande objetivo do protocolo alimentar é diminuir a quantidade de calorias que comemos em um dia, provocando, assim, a perda de peso. Por isso, de nada adianta cumprir longas horas de jejum para depois atacar fast-foods, ultraprocessados e grandes quantidades de frituras, refrigerantes e outras guloseimas durante a janela alimentar.
Leia também: Detox Pós-Carnaval: cardápio para eliminar as toxinas
Então, o que comer na janela do jejum intermitente?
De acordo com a nutricionista Juliana Lucas P Lima, da Clínica do Dr Lucas Costa, se o jejum for quebrado da forma errada, ele pode não apenas atrapalhar o objetivo, como também prejudicar o organismo.
Por isso, deve-se sempre priorizar os itens saudáveis, como frutas, verduras, leguminosos e cereais integrais. “São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam no equilíbrio do açúcar no sangue, muito importante para o controle da fome no jejum”, diz a especialista.
Por outro lado, é necessário evitar os industrializados em geral, itens à base de farinha refinada, açúcares, refrigerantes, frituras e similares, indica a nutri.
O que não quebra o jejum?
Durante o jejum, a pessoa está liberada para ingerir líquidos sem calorias, como água (com e sem gás), chás e café sem açúcar ou adoçante.
Fonte: Juliana Lucas P Lima, nutricionista da Clínica do Dr Lucas Costa e especialista em Clínica Funcional com foco em emagrecimento, saúde e performance.