Sente muita fome durante o dia? Pode ser falta de proteína

Alimentação Bem-estar
05 de Janeiro, 2023
Sente muita fome durante o dia? Pode ser falta de proteína

Você sente que come bastante durante o dia, mas chega à noite e fica com uma fome de leão? Entre as muitas explicações possíveis para o fenômeno, uma delas pode ser a falta de proteína suficiente na sua dieta. Entenda melhor:

Falta de proteína pode te deixar com mais fome

A ideia já foi até embasada por estudos científicos. Um deles, por exemplo, foi feito por pesquisadores australianos (da Universidade de Sidney) e publicado recentemente na revista Obesity.

Nele, foram selecionados 9.341 voluntários com idade média de 46,3 anos. Para a análise, os especialistas basearam-se em uma pesquisa nacional de nutrição e atividade física realizada pelo Australian Bureau of Statistics (ABS).

Eles descobriram que a ingestão calórica dos estudados foi de aproximadamente 8.671 quilojoules (kJ). Destes, apenas 18,4% foram provenientes das proteínas, enquanto 43,5% dos carboidratos e 30,9% das gorduras.

Então, os cientistas descobriram que os participantes que consumiram menores quantidades de proteínas na primeira refeição do dia aumentaram a ingestão geral de alimentos nas outras refeições. Já aqueles que obtiveram a quantidade recomendada de proteína de manhã não fizeram a mesma coisa – e, de fato, diminuíram a ingestão de alimentos ao longo do período.

Além disso, as pessoas que não atingiram a quantidade de proteína recomendada optaram por mais itens densos em calorias, ricos em gorduras saturadas, açúcares, sal ou álcool.

Leia também: Como a alimentação ajuda a combater o inchaço no verão

Falta de proteína e fome: por que isso acontece?

A proteína é um macronutriente que contribui para a sensação de saciedade, ou seja, se você coloca alimentos proteicos no prato em quantidade suficiente, provavelmente ficará satisfeito comendo menos — em comparação a uma refeição cheia de carboidratos simples, por exemplo.

Desse modo, a nutricionista Juliana Vieira explica que comer proteínas em volumes adequados é capaz de diminuir a ingestão calórica, o que pode ser especialmente importante para quem está buscando perder peso.

Mas não é só por isso que precisamos ficar de olho no nutriente. Além da fome de leão, o déficit de proteína pode gerar outros problemas ao longo do tempo. “Como ela é a base dos músculos, das enzimas e dos hormônios, a falta de proteína pode causar alterações na composição corporal e perda de massas óssea e muscular (a sarcopenia)”, complementa.

Ademais, por fazer parte da estrutura da pele, do cabelo e das unhas, eles podem sofrer com ressecamento e quebra sem o macronutriente. Mais a longo prazo, o problema também pode afetar o sistema imunológico e acarretar em desnutrição.

Qual a quantidade ideal por dia?

A nutricionista Juliana Vieira explica que o volume ideal depende de fatores como idade, sexo, prática (ou não) de atividade física, objetivo e doenças existentes. “A recomendação básica para uma pessoa adulta saudável é, em média, de 0,8g a 1g grama de proteína por quilo de peso por dia”, diz.

Mas é claro que esse valor pode mudar. Por isso, a indicação da especialista é procurar um profissional capacitado para calcular a quantidade certa para você — e verificar se a causa do seu apetite exacerbado está relacionada apenas a isso, ou tem a ver com outros motivos também.

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista de São Paulo.

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

mulher colocando chá em uma xícara, em cima de uma mesa de madeira. o consumo de chá traz muitos beneficios a saúde.
Alimentação

Hábito de consumir chá pelo menos 3 vezes na semana aumenta tempo de vida, diz estudo

Os chás podem ser uma excelente estratégia para quem deseja uma vida longeva e saudável; conheça os benefícios de consumir chá regularmente.

homem idoso sentando no sofá, com uma coberta sobre os ombros, tomando chá verde - um dos alimentos que aquecem o corpo
Alimentação

5 alimentos que aquecem o corpo nos dias frios (e como consumir)

O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese; confira a lista de alimentos para o frio.