Carne de hambúrguer tem novo limite de gordura. Entenda

Alimentação Bem-estar
02 de Janeiro, 2023
Carne de hambúrguer tem novo limite de gordura. Entenda

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no dia 28/12 uma portaria com um novo regulamento para o percentual de gordura permitido na carne de hambúrguer. A decisão vale para todos os produtos do país produzidos em estabelecimentos como frigoríficos.

Agora, o máximo permitido de gordura para os hambúrgueres é 25% — antes, era 23%. Mas as mudanças não param por aí. Moldes e embalagens também passarão por ajustes, e as empresas terão até um ano para se adequarem às normas.

De acordo com o Mapa, a carne poderá ser moldada em outros formatos além dos clássicos discos, desde que haja especificação no registro e no rótulo do produto. Lá, poderá conter também a descrição do tipo de carne utilizada (quando 100% da matéria-prima for proveniente de apenas um corte). Por outro lado, se o alimento tiver mais de um tipo de corte e o estabelecimento quiser indicar a informação, o rótulo precisa dizer quais os percentuais de cada um.

Leia também: Emagrecer em 2023: dicas para manter a resolução o ano inteiro

Gordura do hambúrguer: quais os efeitos para o corpo?

Quando o método de preparo é artesanal, a carne e a sua gordura são os únicos ingredientes presentes no hambúrguer. E essa gordura é muito importante para garantir mais sabor ao alimento: assim que é levada ao fogo, ela derrete e se mistura à carne, deixando-a mais suculenta. Normalmente, indica-se utilizar de 15% a 20% de gordura em um hambúrguer para que esse efeito aconteça.

Apesar de a mudança do Mapa parecer insignificante, é sempre bom lembrar que alimentos muito gordurosos devem ser consumidos com moderação. Isso porque o consumo em excesso de gorduras saturadas pode aumentar os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue, o que aumenta o risco de sobrepeso, entupimento das artérias (aterosclerose) e, consequentemente, de doenças cardíacas e AVC.

É claro que comer um hambúrguer de vez em quando não faz mal se você mantém uma dieta equilibrada durante a semana. Contudo, vale tomar alguns cuidados para deixar a sua refeição mais equilibrada:

  • Evite combinar o hambúrguer com queijos muito gordurosos, como o cheddar;
  • Evite o bacon, outra carne rica no nutriente;
  • Em vez de fritar a batata para acompanhar, asse ou coloque na air fryer;
  • Invista na salada;
  • Por fim, dispense molhos muito gordurosos e artificiais.
Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher em uma reunião online de trabalho
Bem-estar Equilíbrio

Benefícios corporativos promovem o bem-estar dos colaboradores

Os benefícios corporativos estimulam a satisfação, mas devem ser combinados a práticas e políticas em prol de um ambiente de trabalho seguro e saudável

dieta mediterranea
Alimentação Bem-estar

Dieta mediterrânea: o que é, como fazer e cardápio

A dieta mediterrânea pode ajudar a emagrecer focando no consumo de frutos do mar. Saiba como fazer e os principais alimentos

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.