Noz-pecã: Benefícios que você precisa conhecer
A noz-pecã faz parte do grupo das oleaginosas e é excelente para a saúde. Por isso, é considerada um “superalimento”. Repleta de gorduras saudáveis – que compõem 87% de suas propriedades-, fibras, minerais e antioxidantes, ajuda no fortalecimento da imunidade, além de atuar na perda de peso e na longevidade.
De casca dura e lisa, o sabor de sua semente (a parte comestível) é doce e levemente amanteigado.
Leia mais: Benefícios das oleaginosas para a saúde
Benefícios da noz-pecã
Protege a saúde do coração
O principal benefício consequente ao consumo dessa noz está relacionado à saúde cardiovascular. Por possuir grande quantidade gorduras boas, a noz-pecã ajuda no controle do colesterol, da pressão arterial e, por isso, é possível dizer que ela ajuda a proteger a saúde do coração.
Leia também: 3 oleaginosas que diminuem o risco de doenças cardíacas
Fortalece os ossos e dentes
É uma excelente fonte de minerais, como magnésio e fósforo. Esses minerais são essenciais para manter tanto os dentes quanto os ossos fortalecidos e saudáveis. Além disso, sua abundância em zinco também beneficia a saúde, ajudando a fortalecer a imunidade.
Leia também: Alimentos ricos em magnésio que são muito saudáveis
Pele saudável e firme
A oleaginosa contém uma quantidade bastante considerável de antioxidantes em sua composição. Os antioxidantes são responsáveis por combater a ação de radicais livres, moléculas instáveis que provocam o estresse oxidativo, que acarreta no envelhecimento precoce da pele e do corpo de modo geral. Portanto, é possível dizer que o consumo de noz-pecã ajuda a manter a pele saudável.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Melhora o humor
Abundante em manganês, um mineral muito ligado à regulação hormonal, o alimento alivia sintomas da TPM e, de forma geral, ajuda na melhora do humor.
Protege a saúde dos olhos
Além disso, sua riqueza em vitamina E também beneficia a saúde dos olhos, prevenindo que doenças como a catarata prejudiquem a saúde ocular.