Como evitar e amenizar a sensação de moleza em dias quentes

Saúde
01 de Dezembro, 2022
Como evitar e amenizar a sensação de moleza em dias quentes

Como você se sente no verão? Apesar da estação ser muito esperada por quem tem disposição para fazer atividades ao ar livre, gosta de viajar e tomar sol, também é comum que muitas pessoas sintam aquela “moleza” nos dias mais quentes. Mas por que será que ela acontece e como evitar?

Uma das razões que explicam essa sensação tem a ver com a alimentação. No verão, eliminamos mais água e sais minerais pela transpiração. Por isso, é preciso repor o líquido e os nutrientes através do que comemos. “Assim, de modo geral, a nossa alimentação nos dias quentes deve ser mais leve, refrescante, de fácil digestão”, explica Evelyn Monteiro, nutricionista da Vapza Alimentos e pós-graduada em nutrição esportiva. A atenção deve ser ainda maior no caso de idosos e crianças.

Leia também: Alimentação saudável no verão: Dicas essenciais

Alimentação adequada no calor

O que consumir, então, para ajudar o corpo a manter o nível adequado de energia nos dias ensolarados? De acordo com a nutricionista, o ideal é dar preferência a frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes, ovos, grãos integrais, sementes e castanhas.

“A nossa principal fonte de energia se dá através de uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, minerais, boas fontes de carboidratos, proteínas, gorduras e água. Ou seja, entram na lista de alimentos recomendados aveia, castanhas, açaí, óleo de coco, banana, batata-doce, ovos, gengibre, entre outros.”

Mas o que evitar para não sentir moleza?

Segundo a especialista, é importante evitar alguns alimentos que fornecem calorias vazias, ou seja, não têm nutrientes, para aumentar a disposição nos dias de verão. Por exemplo, é o caso dos industrializados cheios de açúcar, carboidratos refinados e gorduras trans. “Além disso, vale evitar as frituras, preparações mais ricas em gordura (alguns cortes de carne, como costela e cupim), feijoada e preparações com queijo e creme de leite”, lista.

Leia também: 100 dias para o verão: Dicas para você se preparar para a estação

Hidratação é fundamental

Quando o corpo transpira demais, além de perder água, também perde vitaminas e sais minerais. A tal sensação de moleza e cansaço costuma, de fato, aparecer nos dias mais quentes, exatamente aqueles nos quais mais suamos. Em alguns casos, a falta de água no organismo pode causar ressecamento na pele e nos lábios, dor de cabeça e fraqueza. Se hidratar, portanto, é fundamental para recuperar a energia e deixar o corpo saudável.

Assim, para o verão, a dica é já preparar a sua garrafa de água para levar a todos os lugares. O ideal é beber entre 2 e 3 litros por dia. E, além da água, sucos naturais e água de coco são ótimas opções para ajudar a manter a hidratação, assim como o consumo de frutas cheias de líquido, como a melancia.

Leia também: 20 sobremesas fit e refrescantes para o verão!

O que fazer quando sentir moleza

Caso a sensação de fraqueza e moleza apareça, é importante deitar um pouco e até tomar um banho gelado. Compressas de água também podem ser usadas para amenizar o mal-estar. Lembre-se, porém, que ao se alimentar bem e se hidratar corretamente, você diminui as chances de sentir essa moleza e, assim, pode aproveitar o melhor do verão.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso