Mindful eating para iniciantes: como melhorar a sua relação com a comida

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
11 de Agosto, 2022
Mindful eating para iniciantes: como melhorar a sua relação com a comida

A técnica de comer com atenção plena pode parecer distante para alguns — afinal, a primeira coisa que passa pela cabeça quando o assunto entra em pauta são monges e pessoas que já estão há anos treinando a consciência e meditando diariamente. Mas até quem é expert em alguma coisa começou um dia, não é mesmo? Por isso, veja o mindful eating pode ser incorporado no dia a dia dos iniciantes na prática.

O que é?

Para entender o mindful eating, é preciso primeiro dar um passo para trás e conhecer o mindfulness: trata-se de um treinamento da atenção para que ela seja plena, isto é, voltada para o presente e as ações que estamos realizando no momento.

Assim como podemos treinar a musculatura, conseguimos trabalhar a capacidade de atenção para ficarmos mais atentos, focados e conscientes, contrariando os pensamentos que tendem a vagar.

E isso pode ser feito com algumas técnicas de meditação. Desse modo, não ficamos somente menos dispersos. Mas também nos tornamos menos reativos aos acontecimentos desagradáveis do dia a dia — inclusive, pesquisas já comprovaram que o mindfulness pode ser benéfico e ajudar no tratamento de condições como ansiedade e depressão, resultando em uma melhor qualidade de vida.

Leia também: Suplemento para ganhar massa muscular: Qual é a melhor opção?

Mas o que isso tem a ver com o mindful eating?

O mindful eating nada mais é do que um “ramo” do mindfulness, e pode ser explicado resumidamente como atenção plena ao processo da alimentação. Isso inclui desde a escolha dos alimentos e a preparação das receitas até o ato de comer em si.

Estar realmente presente durante as refeições (e sem distrações como celular e TV) pode fazer uma grande diferença na sua relação com a comida. A técnica vem sendo aplicada em pessoas com transtornos alimentares para que elas possam ter um melhor controle durante os quadros de compulsão.

Além disso, com o mindful eating, é possível fazer escolhas mais saudáveis, melhorar as percepções de fome e saciedade, bem como aprender a distinguir melhor as fomes física e emocional. Todas essas características podem ser muito vantajosas para quem busca emagrecer, por exemplo.

Leia também: O que acontece com o corpo quando misturamos diferentes bebidas alcoólicas

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Dicas de mindful eating para iniciantes

  • Treinamento regular: não importa se forem poucos minutos por dia — a constância fará toda a diferença para você conseguir incorporar a prática nas refeições;
  • Medite: reserve cinco minutos ao final do dia para trabalhar a atenção plena (existem ótimos aplicativos que te ajudam com isso);
  • Fique longe dos dispositivos: tente comer em um local sem celulares, TVs, tablets ou qualquer aparelho eletrônico que possa atrapalhar o momento;
  • Comece aos poucos: primeiramente, escolha apenas uma refeição por dia para treinar a atenção plena;
  • Perceba tudo: olhe para as cores do seu prato, sinta o cheiro dos alimentos, repare nas quantidades escolhidas e sinta o sabor e a textura das receitas preparadas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva