Mel de caju: Líquido doce e escuro fica uma delícia com iogurtes e frutas
A diversidade alimentar no Brasil é tão grande, que é impossível conhecer todos os pratos típicos e ingredientes de cada região. Por isso, de tempos em tempos, a gente ouve falar de um ou outro ingrediente que nos surpreende pelo sabor e pelos benefícios oferecidos. É o caso do mel de caju, por exemplo: se você não é do Nordeste, dificilmente ouviu falar nele. Contudo, o item fica uma delícia no iogurte e traz muitas vantagens para a saúde! Entenda:
O que é o mel de caju
Um líquido escuro e espesso que lembra um xarope e é extraído do suco da fruta. Muito popular no Ceará, ele é feito por meio da cocção e redução do suco de caju, processo que carameliza os açúcares da bebida e a transforma em uma espécie de melado.
Por esse motivo, o mel de caju é docinho e vai muito bem em lanches doces, como no iogurte e nas porções de frutas. Mas não para por aí: ele também combina com panquecas, queijos e até saladas de folhas (se você curte pratos adocicados)!
Leia também: Xarope de bordo: O que é e como consumir
Benefícios do mel de caju
Contém ferro
Já que o corpo não produz naturalmente ferro, precisamos adquiri-lo por meio da alimentação. Uma forma de fazer isso é consumindo o mel de caju — afinal, a fruta carrega o mineral.
Mas, algumas vezes, mesmo ingerindo uma quantidade adequada de ferro através da dieta, o corpo não assimila bem o nutriente — seja por uma dificuldade do próprio corpo ou devido a substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes. Por isso, preste atenção na ingestão de cafeína (já que ela dificulta a absorção).
Além disso, priorize os alimentos cítricos (ricos em vitamina C) que, ao contrário da cafeína, ajudam nessa questão.
Concentra (muita!) vitamina C
Até seis vezes mais do que a fruta in natura! E também muito mais do que a laranja
Combate a anemia
Por conter tanto vitamina C como ferro, o mel de caju é usado em algumas regiões para prevenir e combater a anemia — queda de hemoglobina no sangue.
Opção vegana para o mel de abelha
Quem segue o veganismo não consome nenhum tipo de produto de origem animal, e isso inclui o mel de abelha. A versão feita com o caju, então, é uma ótima opção para incluir no cardápio!
Mais barato do que o maple syrup (xarope de bordo)
Uma embalagem com 250ml de maple syrup (ou xarope de bordo) chega a custar até setenta reais aqui no Brasil. Já o mel de caju, por outro lado, é muito mais econômico: 500ml ficam em torno de 25 reais!
Leia também: Xarope de beterraba: Para que serve, benefícios e como fazer
Onde encontrar mel de caju
Em alguns estados do Nordeste, você encontra facilmente o mel de caju em mercados e feiras. Em outros estados, entretanto, pode ser preciso recorrer à internet.