Comidas de festa junina: opções mais saudáveis e receitas

Alimentação Bem-estar
12 de Junho, 2023
Comidas de festa junina: opções mais saudáveis e receitas

Junho chegou, e a pergunta que fica é: como você vai comemorar a festa de São Pedro, São João ou Santo Antônio? Seja em casa com a família, ou com os amigos em uma festa, o mês pede um cardápio repleto de comidas de festa junina.

E apesar de a comemoração ser recheada de preparações açucaradas e calóricas (afinal, quem não ama um pé-de-moleque, um arroz-doce ou então um bolo de fubá com goiabada?), é possível, sim, deixar a festa mais saudável e equilibrada com algumas comidas típicas de festa junina. Confira como:

Leia também: Festa junina low carb: 6 receitas baixas em carboidratos!

O que tem na festa junina?

Bandeirinhas coloridas, músicas, brincadeiras para as crianças, quadrilha… Cada região do país tem o seu próprio jeito de comemorar. Contudo, os pratos típicos parecem ser unanimidade — o problema é que nem todas as opções são nutritivas e saudáveis.

A maçã, por exemplo, traz diversos benefícios para o corpo. Ela ajuda na saúde bucal e possui muitas fibras, o que a torna uma grande aliada do sistema digestivo e até do emagrecimento.

Entretanto, mergulhá-la em uma mistura de caramelo e corante (a famosa maçã do amor) não é a melhor ideia. Esse processo eleva o índice glicêmico do alimento, contribuindo para os picos de açúcar no sangue. O mesmo vale para a cocada, que pode concentrar mais de 400 calorias em uma única porção (uma vez que os ingredientes da receita junina são, basicamente, coco, açúcar e leite condensado).

Já a canjica, uma das comidas mais juninas de todas, é perfeita para esquentar o corpo nos dias mais frios, mas também leva creme de leite e leite condensado, dois itens que podem aumentar as quantidades de açúcar e gorduras do prato. Confira quais outros alimentos são mais calóricos do que parecem:

  • Frituras: quando consumidas exageradamente, aumentam o risco cardiovascular, atrapalham a absorção de vitaminas e minerais e dificultam a perda de peso;
  • Açúcar: a gente não vê, mas o ingrediente está presente em boa parte do cardápio de festa junina: pé-de-moleque, bolos, pipoca doce…
  • Vinho quente e quentão: além de açúcar, eles contêm álcool, que carrega calorias vazias (ou seja, sem nutrientes) e, em excesso, pode causar dependência.

Leia também: Festa junina vegana: 7 receitas típicas deliciosas!

Mas quais comidas típicas de festa junina são mais saudáveis?

A boa notícia é que dá para montar um cardápio equilibrado de festa junina. Para isso, priorize:

1 – Pipoca

Desde que sem açúcar, sem manteiga e com pouco sal. Se for feita livre de óleo, melhor ainda. A pipoca, subproduto do milho, é rica em antioxidantes, que combatem o envelhecimento das nossas células. Além disso, é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e prolongam a sensação de saciedade.

Uma porção pequena do alimento costuma ter aproximadamente 67,2 calorias.

Leia também: Receitas de pipoca saudáveis (doce e salgada)

2 – Milho verde cozido

Assim como a pipoca, é melhor ingeri-lo sem manteiga. A comida junina garante energia (uma vez que concentra carboidratos), possui muitas fibras, fortalece a imunidade e pode fazer bem para o coração: especialistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriram que a seleção de fitoquímicos e nutrientes do milho está associada a uma menor chance de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade, especialmente quando ele é parte de uma dieta rica em frutas e verduras.

Leia também: Receita de bolo de milho fit

3 – Pinhão

Altamente nutritivo, é abundante em minerais importantes, como fósforo, zinco, cobre, manganês e ferro, além de vitaminas A, C e E, e antioxidantes. Além disso, é fonte de ácidos graxos essenciais para a saúde, como ômega-6 e ômega-9, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Cada 100 gramas de pinhão cozido entrega cerca de 160 calorias.

Leia também: Receita de cuscuz com pinhão low carb

4 – Batata-doce cozida

Seus benefícios vão muito além de ganhar músculos. Uma xícara de batata-doce cozida, por exemplo, fornece quase metade das necessidades diárias de vitamina C. E 400% da dose recomendada de vitamina A — ambas essenciais para a nossa imunidade.

Seu alto teor de fibras a torna um amido de queima lenta – o que significa, portanto, que ela aumenta aos poucos os níveis de açúcar no sangue. Sem contar que é fonte de cálcio.

Uma unidade pequena concentra aproximadamente 115 calorias.

Leia também: Receita de chips de batata-doce assado

5 – Caldo-verde

Preparado com batata (que gera energia) e folhas de couve (rica em diversos nutrientes e fibras), o caldo-verde é ótimo para os dias frios.

Receitas saudáveis de festa junina

E por que não fazer versões mais nutritivas de pratos como o arroz-doce e o curau? Veja algumas ideias a seguir:

foto de uma xícara com curau dentro. Na mesa, há canelas em pau e milhos para decorar
combuca preta com arroz doce dentro. Em cima do arroz doce, há castanhas e uvas-passa
dois pequenos recipientes com um creme amarelado dentro e duas colheres ao lado
foto de uma mão segurando uma grade com duas queijadinhas em cima

Leia também: Receitas de festa junina sem açúcar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas