Granola engorda ou emagrece? Veja como consumir

Alimentação Bem-estar
04 de Outubro, 2021
Granola engorda ou emagrece? Veja como consumir

Ao buscar uma alimentação mais saudável é comum que muitas pessoas passem a incluir granola no café da manhã ou entre as refeições. Mas, será que ela é eficaz na hora de ajudar a baixar os ponteiros ou granola engorda? Conhecida por sua parceria forte com o açaí, a granola também é uma excelente protagonista para atuar em prol da saúde. 

Tem diversos nutrientes e vitaminas em sua composição, dependendo do que se adiciona em sua receita

Granola engorda ou emagrece? 

Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum isolado tem a capacidade de emagrecer ou engordar. Pois, o que está relacionado com a perda de peso é a quantidade de calorias que o corpo ingere ao longo do dia. Assim, para perder peso de fato, é preciso que ocorra o chamado déficit calórico, que é quando consumimos menos calorias que gastamos. 

Entretanto, quando o assunto é granola, não existem estudos que comprovem a eficácia sobre a perda de peso. Mas certamente é uma alternativa bem mais saudável ao docinho fora de hora, pois confere mais saciedade, um fator importante para quem está querendo perder medidas. 

A base da granola, composta por aveia e flocos de arroz e de milho, faz com que ela seja de baixo índice glicêmico, que evita picos de açúcar no sangue.

Ou seja, o açúcar é liberado aos poucos na corrente sanguínea, liberando energia gradualmente. Isso evita a fome antes da hora, que é suprida com a ajudinha da atuação das fibras, que promovem mais saciedade e inibir a fome e a compulsão. 

Mas pode exagerar? 

O ideal é ingerir até 4 colheres de sopa de granola por dia, para não exagerar no consumo de calorias. Pois, por ser fonte de carboidratos, a granola pode sim engordar se for consumida exageradamente.

Além disso, evite acrescentar açúcar, principalmente o refinado, que é pouco nutritivo e soma apenas calorias “vazias”. Ao adoçar, prefira mel, melado de cana, xarope de agave e até mesmo o açúcar mascavo ou o demerara, que sofrem menos processos de refinamento. E, claro, sempre em quantidades moderadas, apenas para dar mais sabor à sua granola.

Por fim, sempre procure um nutricionista para esclarecer quaisquer dúvidas e as quantidades adequadas de cada ingrediente, principalmente se você possui alguma restrição alimentar ou doença, como diabetes.

Leia também: Biomassa de banana verde: O que é e receita

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!