Marmita de salada, como a de Cesar Tralli, é perfeita para o verão!

Alimentação Bem-estar
11 de Janeiro, 2024
Marmita de salada, como a de Cesar Tralli, é perfeita para o verão!

Não é a primeira vez que o jornalista e apresentador Cesar Tralli aparece no Instagram para mostrar o que come entre as gravações do Jornal Hoje. Ontem (10/01), ele compartilhou novamente uma foto da sua clássica marmita de salada e deixou claro que segue firme e forte na alimentação saudável.

Na imagem, é possível ver muitas folhas (provavelmente alface), tomate-cereja e grãos. Uma opção equilibrada e refrescante para o verão, não é mesmo?

E se você também quer começar 2024 no foco total, que tal se inspirar em Cesar Tralli e preparar uma deliciosa marmita de salada para levar ao trabalho? Confira algumas dicas que farão toda a diferença.

Leia também: Como guardar folhas na geladeira para conservá-las melhor

Como montar uma marmita de salada completa, como a de Cesar Tralli?

1 – Preparo e armazenamento

Uma das grandes queixas de quem prepara verduras e outros vegetais para viagem é que eles podem ficar murchos até a hora de consumir. Mas é possível evitar esse problema com cuidados simples, sabia?

O primeiro deles é secar muito bem as folhas depois de lavá-las. Isso porque quanto mais umidade você deixar no pote, mais rápido a sua salada vai murchar. Por isso, invista em um bom aparelho secador, ou use um pano limpo.

Além disso, não misture vegetais quentes na marmita (como brócolis cozido), pois eles também podem prejudicar a crocância das hortaliças. O ideal é esperar esfriar completamente antes de montar a sua refeição.

Se puder, coloque o molho da salada em um pote separado. Além de evitar que as folhas fiquem murchas por desidratação (por conta do sal), isso também impede que ocorram vazamentos inconvenientes durante o seu trajeto para o trabalho. Por fim, não se esqueça de guardar a marmita na geladeira assim que chegar!

2 – Proteínas são essenciais para a sua marmita de salada

Para aumentar o poder saciante da marmita de salada, não deixe de incluir um alimento fonte de proteína. Esse nutriente é essencial para o corpo, e deve estar presente em todas as nossas refeições.

Peito de frango grelhado, atum em lata, salmão desfiado, tofu, grão-de-bico, lentilha e ovo cozido são ótimas opções – só não esqueça de adicioná-las frias.

3 – Carboidratos

Outro nutriente muito importante é o carboidrato. Ele vai deixar a sua refeição mais completa e garantir energia para você enfrentar o dia.

Você pode, por exemplo, apostar no macarrão integral, no milho, nos croutons, em frutas como a manga, na batata-doce, na quinoa ou no trigo em grãos.

4 – Molhos

Um bom molho é capaz de transformar completamente a sua salada. Fazer preparações caprichadas e deliciosas, aliás, é uma técnica muito usada por quem não curte vegetais. Por isso, não deixe de apostar em um bom preparo! Confira, então, uma opção saborosa a seguir:

  • 3 col (sopa) de iogurte natural desnatado;
  • 1/4 de limão espremido;
  • 1 col (sopa) de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 col (chá) de mostarda;
  • 1/2 dente de alho amassado (opcional);
  • Por fim, 1 col (chá) de queijo parmesão ralado.

Para preparar, não tem segredo: é só misturar muito bem todos os ingredientes. Quer mais? Confira uma receita de salada completa a seguir:

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

Esquizofrenia desorganizada
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: entenda a condição

Doença afeta profundamente o pensamento e comportamento do indivíduo