Maple syrup (ou xarope de bordo): O que é e como usar
Os estadunidenses e os canadenses amam este ingrediente, conhecido por eles como maple syrup. Por aqui, ele leva o nome de xarope de bordo, e sua fama não é tão grande assim. Mas ele pode ser uma boa opção para os veganos, uma vez que substitui o mel em frutas, granolas e panquecas, e é de origem natural. Saiba mais:
O que é maple syrup (ou xarope de bordo)?
Trata-se da seiva circulante das árvores de bordo (nomes científicos Acer nigrum e Acer saccharum) — aquelas que geram a folha da bandeira do Canadá, sabe? Aliás, mais de 80% da produção mundial desse alimento é proveniente da província de Quebec, localizada por lá. O maior cliente? Os Estados Unidos, é claro.
O processo de extração do xarope é realizado em partes:
- Um buraco é feito na árvore de bordo para que a sua receita caia em um recipiente;
- Em seguida, o líquido é fervido para a água evaporar e deixar apenas o xarope mais espesso, escuro e açucarado;
- Por fim, o restante é filtrado para acabar com as impurezas.
O resultado é o líquido que lembra o mel, e pode acompanhar panquecas, iogurte e frutas, além de adoçar sucos e receitas.
Leia também: Xarope de bordo: O que é e como consumir
Tipos
Nos Estados Unidos, o xarope de bordo é dividido em dois tipos:
- Grau A: Mais claro e suave, sendo mais indicado para panquecas;
- Grau B: Mais escuro e de sabor forte, recomendado para assados e outras receitas.
E atenção: ao comprar o alimento, certifique-se de ser xarope de bordo puro. Isso porque algumas marcas acrescentam açúcar e xarope de milho na composição.
Informações nutricionais do maple syrup (ou xarope de bordo)
Não se engane: o xarope de bordo contém muita sacarose, um tipo de açúcar — ou seja, seu consumo deve ser moderado.
Contudo, ele pode ser uma opção mais saudável do que o açúcar branco por carregar outros nutrientes. Como zinco (28% do recomendado diariamente), manganês (165% da recomendação diária!), cálcio, potássio e ferro. Além disso, o seu índice glicêmico também é ligeiramente menor, o que faz com que ele aumente a glicose no sangue de maneira mais lenta, evitando picos de glicemia e sensação de fome.
De acordo com um estudo canadense, o líquido também possui 24 tipos de substâncias antioxidantes, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo das células e prevenir o envelhecimento precoce da pele e de órgãos.
Leia também: Xarope de beterraba: Para que serve, benefícios e como fazer
Como consumir
Se você quiser seguir a linha clássica, pode regá-lo em panquecas e waffles. Ou, então, adoçar porções de frutas e iogurtes naturais. Para os veganos, ele é um ótimo substituto do mel.
Além disso, o xarope de bordo funciona muito bem em receitas doces e carnes assadas (3/4 de xícara do xarope equivale a 1 de açúcar refinado).