Maqui berry: Benefícios da fruta que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
03 de Abril, 2020
Maqui berry: Benefícios da fruta que você precisa conhecer

A maqui berry foi recentemente considerada um dos mais novos superalimentos, devido ao seu alto teor de antioxidantes potentes. As pequenas frutas de cor roxa são típicas da região meridional do Chile, ou seja, são naturais de clima frio e silvestres, também encontradas na Argentina. A aparência se assemelha à groselha, mas o sabor é descrito como uma mistura de amora, mirtilo, melancia e açaí

Suas principais propriedades são os antioxidantes, além de possuir potencial antibacteriano e anti-inflamatório. Ainda é utilizada como um remédio natural para várias condições de saúde, incluindo artrite e colesterol alto.

Benefícios da maqui berry

Controla o nível de açúcar no sangue

Apesar de pequena em tamanho, essa é uma fruta grande em quantidade de benefícios. Ela ajuda a melhor controlar o nível de glicose no sangue. Por isso, seu consumo pode ser muito favorável para pessoas com pré-diabetes ou que já possuem diagnóstico de diabetes. Seus benefícios em relação ao controle da diabetes foram inclusive suportados por um estudo realizado por cientistas da Universidade PUC-Santiago, no Chile.

Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?

Protege a jovialidade da pele

Devido à potente ação antioxidante – a fruta é rica em antocianinas e polifenóis, é possível dizer que ela atua para garantir a jovialidade da pele e previne a ação dos radicais livres no corpo, ou seja, o estresse oxidativo. Entre outros efeitos colaterais, o estresse oxidativo ocasiona o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Pode acelerar o metabolismo

Também devido à riqueza de propriedades, acredita-se que a pequena fruta chilena seja capaz de promover a melhora do funcionamento metabólico do corpo, acelerando o metabolismo.

Leia também: Leite dourado: A bebida que acelera o metabolismo

Protege a saúde dos olhos

Repleta de vitaminas C, A E, a fruta é uma excelente aliada da boa saúde ocular. Sendo assim, graças à suas propriedades, a saúde dos olhos é beneficiada, de forma que essas vitaminas evitam a degeneração macular e a catarata.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Como consumir maqui berry

No Brasil, o fruto ainda é pouco conhecido. Ele é mais encontrado na forma de farinha, e, normalmente, é adicionado a sucos, vitaminas e granolas. Mas também é possível encontrá-lo em cápsulas, que estão disponíveis em sites e lojas de produtos naturais. 

  • Sucos, vitaminas e smoothies;
  • Saladas de frutas;
  • Farinha de maqui berry;
  • No iogurte;
  • No cereal;
  • Panquecas, doces, waffles e sobremesas em geral.

É possível encontrá-la em cápsulas, à venda em sites e lojas de produtos naturais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde