Parece inhame, mas não é: conheça a malanga (taro) e seus benefícios

Alimentação Bem-estar
29 de Março, 2022
Parece inhame, mas não é: conheça a malanga (taro) e seus benefícios

Você já viu uma malanga (ou taro) de perto? É quase impossível não confundir o tubérculo com o inhame, uma vez que os dois possuem polpas brancas, assim como cascas marrons e cheias de fibras que lembram fios de cabelo. Mas aqui vai uma dica para você não se confundir: enquanto o inhame é mais comprido e fino, a malanga é mais arredondada, com um formato parecido com o da batata inglesa.

Quer saber mais uma semelhança entre os “primos”? Assim como o inhame, a malanga é rica em nutrientes e pode promover inúmeros benefícios à saúde! Saiba mais:

O que é a malanga (ou o taro)?

A malanga é uma raiz cultivada sobretudo na América do Sul, na América Central, na África, no leste da Ásia, nas ilhas do Pacífico e na Nova Zelândia. Essa espécie gosta muito de climas chuvosos, por isso, a malanga se dá muito bem no Brasil. Suas folhas também podem ser consumidas em saladas e refogados.

Benefícios da malanga

Boa para o colesterol

Uma xícara de malanga cozida pode oferecer aproximadamente sete gramas de fibras (as suas folhas também concentram boas quantidades delas). O que pode ser muito importante para atingir a meta diária de consumo — entre 28 e 33g de fibras para um adulto saudável.

Desse modo, estudos sugerem que uma alimentação rica em fibras pode equilibrar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo, assim, o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Pode ser usada em dietas para o controle de peso e por pessoas com diabetes

Justamente por ser rica em fibras, ela é considerada um carboidrato complexo. A malanga tem, aliás, um índice glicêmico (IG) baixo quando comparada a outros tubérculos, como as batatas.

O que isso significa? Que ela é lentamente digerida pelo organismo, sendo transformada em glicose na corrente sanguínea de maneira mais igual. Isso é especialmente importante para pacientes que convivem com o diabetes.

Além disso, por conter muitas fibras e possuir um IG baixo, o alimento promove saciedade por um bom tempo, sendo um grande aliado de quem quer emagrecer.

Contribui para o equilíbrio da pressão arterial

A mesma xícara de malanga cozida fornece 683mg de potássio, mineral e eletrólito conhecido por ajudar a controlar a pressão arterial. Isso porque ele trabalha em estreita colaboração com o sódio (outro mineral e eletrólito) para regular a quantidade de fluidos presentes nas células.

É rico em antioxidantes

O alimento carrega vitaminas A e C, e ambas apresentam compostos antioxidantes que combatem a ação desenfreada dos radicais livres no corpo.

Quando os radicais livres estão em excesso no organismo (estimulados sobretudo por hábitos ruins, como má alimentação, tabagismo e excesso de álcool), ocorre um processo chamado estresse oxidativo, que danifica as nossas células saudáveis e aumenta os riscos de envelhecimento precoce, queda na imunidade, doenças crônicas e até câncer.

Informações nutricionais da malanga (ou taro)

Uma xícara de malanga cozida (cerca de 150g) concentra:

  • 90g de água;
  • 200 calorias;
  • 7,24g de fibras;
  • 0,7g de proteínas;
  • 0,2g de gorduras;
  • 48,8g de carboidratos;
  • 25,6mg de cálcio;
  • 1mg de ferro;
  • Além disso, 42mg de magnésio;
  • 108mg de fósforo;
  • 683mg de potássio;
  • 27mcg (microgramas) de folato;
  • 0,5mg de vitamina B6;
  • 7,1mg de vitamina C;
  • 5,68mg de vitamina A;
  • Por fim, 55,4mcg de betacaroteno.

Como preparar a malanga

O seu consumo é igual ao do inhame: ou seja, é preciso descascar o tubérculo e ingeri-lo sempre cozido. Isso porque quando cru, ele apresenta substâncias que podem ser tóxicas para o corpo.

A malanga vai bem cozida, frita, em sopas, como purê, em refogados e na carne de panela. Muita gente também utiliza a farinha da raiz, uma vez que ela é uma ótima substituta da versão tradicional, feita com trigo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva