Como conservar couve para preparar saladas, refogados, sopas e sucos!

4 de janeiro, 2022

Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde, que vão de efeitos anti-inflamatório e cicatrizante ao combate à celulite. Por isso, é sempre bom ter em casa — afinal, com o alimento, você pode preparar inúmeras receitas. Veja, então, como conservar couve para ter folhas fresquinhas sempre que precisar:

Benefícios

A mais famosa da família de hortaliças é a couve-manteiga, mas há também variedades como a couve-de-bruxelas, a couve-galega e a couve-coração-de-boi. Embora os nomes sejam diferentes – e até o gosto – todas oferecem vitaminas e minerais (ferro, fósforo, cobre, cálcio, manganês, magnésio e selênio) que, combinados aos fitoquímicos, favorecem a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio.

A couve também possui potássio, responsável pela contração muscular e pelo funcionamento cardíaco, e zinco, que é de extrema importância para agir contra a ação de vírus, bactérias e fungos.

Leia também: Como conservar frutas, verduras e legumes no verão

Além de poder refogar ou até mesmo consumir crua em saladas, é possível fazer um suco com a hortaliça. Veja como armazenar o alimento para cada objetivo:

Como conservar couve?

Passo 1: Higienizar

Comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Como conservar couve? Passo 2: Secar

Quanto mais você secar a couve após lavá-la, mais vida útil na geladeira você garante para ela. Isso porque a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias que deterioram o alimento.

Um secador de verduras poderá ser um grande aliado na tarefa. O seu uso é bem fácil: basta colocar as folhas dentro do aparelho e girá-lo rapidamente. Contudo, um processo ainda mais simples exige apenas um pano de pratos. Para isso, enrole as folhas no tecido, formando uma pequena trouxa, e dê suaves batidas com o pano em uma mesa ou na pia.

Leia também: Como conservar batata e descobrir se ela está estragada

Passo 3: Armazenar ou congelar

Por fim, na hora de escolher o recipiente para guardar as folhas na geladeira, lembre-se de optar por um que esteja limpo e tenha tampa — sacos plásticos do tipo “zip-lock” também funcionam. O pote não precisa ser totalmente hermético. Isso porque as hortaliças precisam de espaços de ar entre elas

Também é recomendado dispor uma camada de papel-toalha entre uma folha e outra.“Desse modo, evita-se a umidade. Armazenadas dessa forma, elas podem durar até sete dias na geladeira e rendem saladas frescas e deliciosas.

Por outro lado, se você quiser usar a couve para fazer um suco verde, pode congelar e aumentar a vida útil da hortaliça por meses. Outra dica é picá-la, adicionar água e colocar a mistura em forminhas de gelo — assim, você garante bebidas refrescantes!

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.