Maionese engorda? Características do alimento e como deixá-lo mais saudável
Você vai preparar uma salada de batata, e ela está lá. Ou, então, vai encarar um hambúrguer e também a encontra. E por fim, quando acha que está livre dela, a vê no patê de atum. Pois é: a maionese faz parte de inúmeros pratos brasileiros, mas será que engorda? Confira:
Maionese é saudável ou engorda?
Depende muito do tipo em questão: se a caseira ou a industrializada. Certamente, a maionese é um dos molhos mais famosos do mundo. Mas, o sucesso da receita depende de alguns fatores, como a proporção exata de ingredientes e a técnica para emulsionar o molho da maneira correta.
Assim, a maionese caseira, sem adição de químicos, é fonte de gorduras boas e, para ser combinada com uma refeição saudável, basta consumi-la com moderação. Contudo, a versão industrializada está longe de ser uma maionese saudável. Pois, na maioria das vezes, é repleta de corantes, aditivos e gordura.
Geralmente, uma colher de sopa de maionese encontrada no mercado carrega:
- 60 calorias;
- 2,48g de carboidratos;
- 0g de proteínas;
- 6g de gorduras totais (11% do recomendado por dia);
- Dessas, 0,9g de gorduras saturadas (4% do recomendado por dia);
- 310,5mg de sódio (12% do recomendado).
Ou seja, as calorias da maionese industrializada nem são tão altas assim. Contudo, vale lembrar que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados está, sim, relacionado ao sobrepeso, a doenças cardíacas e a alterações no nosso metabolismo.
Por isso, por mais que não haja um alimento que, sozinho, seja capaz de engordar ou emagrecer, é possível determinar quais deles devem ser evitados. É o caso da maionese industrializada.
Leia também: Receita de salada de maionese low carb
E a maionese caseira: Engorda?
Geralmente feita com ovo, azeite (ou outro óleo), limão, sal e temperos, ela com certeza é uma alternativa mais natural e saudável — desde que ingerida com moderação. Existem também as versões veganas, igualmente benéficas para a saúde:
Tofupiry (maionese saudável de pasta de tofu)
O nome faz alusão ao estimado catupiry. Mas, é uma versão que tem o tofu como ingrediente principal. Ou seja, é mais proteica, natural, vegana e versátil, pois você pode usar o tempero que desejar para dar sabor ao tofu e criar o seu próprio tofupiry. Para prepará-lo, é muito simples.
Ingredientes:
- 200 g de tofu soft (consistência mais mole);
- 3 colheres de sopa de chimichurri ou outro tempero de sua preferência;
- Suco de ½ limão;
- 1 dente de alho ou cebola bem picadinhos (opcional);
- Cebolinha (opcional).
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em um processador até atingir uma textura cremosa. Em seguida, armazene o tofupiry em um recipiente de vidro, de preferência, e guarde-o na geladeira. Contudo, consuma-o em até 3 dias.
Vai bem com: sanduíches, saladas, recheios de tortas, acompanhamento para passar em pães e torradas.
Leia também: Receita de maionese caseira
Maionese saudável de abacate
Semelhante à receita de guacamole, esta versão de maionese leva praticamente os mesmos ingredientes. Mas, com uma pequena alteração no modo de preparo.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois armazene a maionese em um recipiente de vidro. Em seguida, guarde na geladeira por três dias. Além disso, pode ser congelada.
Vai bem com: pães, sanduíches, nachos, saladas e torradas.