Atum em lata é saudável? Água ou óleo? Saiba mais

Alimentação Bem-estar
23 de Março, 2021
Atum em lata é saudável? Água ou óleo? Saiba mais

O atum em lata é um alimento prático, versátil, acessível e rico em proteínas. Porém, será que ele é mesmo uma opção saudável? Vale a pena incluí-lo na dieta

A princípio, alimentos em lata são pouco recomendáveis, pois geralmente contam com a adição de conservantes e demais químicos. Nesse sentido, o atum em lata não é uma exceção: apesar de ser natural, ele também passa por processamento. 

Afinal, o atum em lata é saudável?

A princípio, o consumo de qualquer tipo de alimento industrializado não pode ser exagerado. Porém, o atum em lata também tem vantagens.

No entanto, ainda existem vários mitos que o rodeiam. Por exemplo, muitas pessoas ainda acreditam que existe a presença de mercúrio, um metal pesado tóxico, nele. Na verdade, isso não é necessariamente verdade, pois o mercúrio não está presente em todas as espécies de atum. Os tipos de atum que contêm mercúrio são o albacora, o amarelo e o patudo.

Em contrapartida, o atum é uma ótima fonte de ômega-3 (gordura boa), proteínas, vitaminas, especialmente as do complexo B, e diversos minerais, como o ferro, o potássio, o fósforo e o magnésio.

Além disso, esse peixe é rico em selênio, um micronutriente essencial que fornece efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de promover a função da tireoide.

Atum em água x Atum em óleo

Existem diferenças também entre o atum enlatado com água e aquele em óleo. Nesse sentido, o atum em óleo é uma melhor opção, pois quando o peixe é enlatado com água, se houver presença de metais, eles ficam depositados nele e, durante o consumo, eles entram em contato com o organismo. Em contrapartida, a opção em óleo é ideal, pois o óleo será descartado e, junto dele, os metais também. Portanto, é importante drenar seu líquido antes de consumir.

Esse tipo de embalagem impede a entrada e a saída de oxigênio e, assim, evita o risco de oxidação – uma reação química que altera a cor e o sabor do alimento. No atum em óleo, por causa da gordura, essa proteção é ainda maior.

No entanto, ambos podem conter grande quantidade de sódio – que varia de acordo com a marca. Por isso, é importante se atentar a isso e não exagerar nas quantidades.

Receitas com o atum em lata

  • Patê de atum
  • Junto ao macarrão
  • Com a salada
  • No omelete
  • Hambúrguer de atum
  • Bolinhos, quiches e tortas
  • Escondidinho

Leia também: Como os alimentos processados afetam o coração

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes