Maca peruana e Tribulus terrestris: qual dá mais energia?
Quando o assunto é aumentar a energia e melhorar a libido de forma natural, dois vegetais são sempre mencionados: a maca peruana e o Tribulus terrestris. Contudo, e apesar de muitas vezes serem usados para os mesmos fins, cada um possui características próprias. Então, se você está em dúvida sobre qual consumir, vale conhecer um pouco mais sobre eles:
O que é a maca peruana e para que serve?
A maca peruana é um tubérculo que lembra bastante o rabanete. Ela é nativa da região dos Andes, no Peru, e usada principalmente para aumentar os níveis de energia.
De acordo com o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, entre seus benefícios, estão também uma maior libido sexual, melhorias na fertilidade, redução da impotência sexual, melhora da memória, combate à anemia e fortalecimento do sistema imunológico, além de redução dos sintomas da TPM.
“Além disso, por conter compostos químicos originados a partir dos glucosinolatos, principais fitonutrientes dos crucíferos, seu uso está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer”, complementa o especialista.
Mas é claro que não para por aí. A maca peruana também é conhecida por ser uma alternativa natural aos esteroides anabolizantes, pois é rica em esteróis. “Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também podem ser tratados com maca”, diz.
Leia também: Ginkgo biloba: o que é, para que serve e cuidados
O que é o Tribulus terrestris e para que serve?
Por outro lado, o Tribulus terrestris é uma planta herbácea rasteira. Ela possui uma grande quantidade de espinhos e frutos redondos que, quando secos, se transformam em um pó com propriedades terapêuticas.
Ele é rico em quercetina, além de outros compostos que “potencializam a libido sexual e têm ação revitalizante e energizante. Também atua como coadjuvante dos níveis de testosterona no sangue”, explica Michelle Reis, diretora farmacêutica da Phytocare Farmácia de Manipulação.
Outros usos do Tribulus terrestris, segundo Jamar Tejada, são:
- Tratamento de desordens do trato urinário;
- Redução dos níveis de colesterol;
- Melhora da hipertensão;
- Melhora do humor;
- Tratamento da disfunção erétil;
- Aumento de massa muscular;
- Estimulação do sistema imune;
- Redução dos sintomas da menopausa;
- Estímulo da ovulação.
“Topicamente, aplica-se o Tribulus terrestris sobre feridas, eczemas e utilizado na estomatite, faringite e periodontopatias”, complementa o farmacêutico.
Leia também: Fitoterápicos: saiba identificar quais trazem benefícios à saúde
Maca peruana e Tribulus terrestris: qual o melhor?
Mas se os dois suplementos têm propriedades tão parecidas, tanto faz usar um ou outro, não é mesmo? Na verdade, não é bem assim.
“Seja a maca peruana ou o Tribulus terrestris, ambos demonstram efeitos promissores para a saúde. Contudo, definir qual é o melhor depende da sua necessidade, já que apesar de terem alguns efeitos em comum, cada um deles tem os seus benefícios próprios”, explica Jamar.
Por exemplo, se você quer melhorar o desempenho nos exercícios e aliviar os sintomas da TPM, o profissional indica a maca peruana. No entanto, se quer proteger a saúde do coração, prevenir pedras nos rins e reduzir dores e inflamações, ele recomenda o Tribulus terrestris.
Por fim, se você quer mais disposição e energia, além de um melhor desempenho sexual, a associação dos dois fitoterápicos vai muito bem. “Sempre levando em consideração os efeitos colaterais de cada um e a dosagem correta, prescrita por um profissional de saúde”, alerta o especialista.
Isso porque o Tribulus, por exemplo, é contraindicado em casos de hipertensão ou cardiopatias, uma vez que pode descompensar a pressão arterial ou provocar a eliminação excessiva de potássio no sangue. Além disso, gestantes, lactantes e pacientes com problemas no fígado também devem evitar a plantinha. Em todo caso, é sempre melhor consultar o seu médico.
Fontes: Jamar Tejada, farmacêutico e naturopata; e Michelle Reis, diretora farmacêutica da Phytocare Farmácia de Manipulação.