Nutricionista revela hábitos que podem deixar o seu intestino irritado

Alimentação Bem-estar
29 de Junho, 2022
Nutricionista revela hábitos que podem deixar o seu intestino irritado

Pode até parecer que não, mas hábitos do dia a dia que muitas vezes passam despercebidos podem deixar o seu intestino irritado, sabia? E aí, sintomas como cólicas, inchaço, diarreia ou constipação podem aparecer. A nutricionista Monik Cabral diz quais são:

Leia também: Conheça o carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga

Hábitos que podem deixar o seu intestino irritado

Mastigação errada

A nutricionista explica que o alimento deve ser bem mastigado antes de ser engolido. “Sua consistência deve ser pastosa para que as substâncias envolvidas no processo de digestão possam atuar efetivamente. Assim, quando chegar ao estômago, o alimento estará nas condições ideais para ser tratado pelo suco gástrico e pelas enzimas estomacais”, ela diz.

Além disso, quando comemos de forma mais lenta e pausada, o estômago consegue enviar “sinais” ao cérebro de que a digestão foi iniciada. Este último, por sua vez, começa a aumentar a nossa sensação de saciedade, o que evita que a pessoa coma mais do que o necessário para nutrir o corpo.

Dormir mal

A especialista também conta que “quem não dorme o mínimo recomendado (de sete a oito horas por noite), pode ter um mau funcionamento do intestino.”

Por outro lado, uma alimentação muito “pesada” (isto é, rica em alimentos gordurosos, álcool e carboidratos refinados) antes de ir para a cama pode prejudicar o seu descanso. O recomendado, então, é apostar em jantares leves todos os dias no mesmo horário. Isso porque enquanto dormimos, o nosso metabolismo desacelera. E aí, se o seu estômago está cheio, vai ser mais difícil entrar nas fases mais profundas do sono, uma vez que o corpo precisará reservar energia para a digestão (e, para isso, ele precisará te deixar mais agitado).

Exagerar nas gorduras pode deixar o intestino irritado

O excesso do consumo de gorduras pode ser muito prejudicial para o funcionamento do intestino. Por isso, a nutricionista alerta para a necessidade de uma dieta balanceada.

Aliás, uma pesquisa publicada na revista científica Gut, do Britsh Medical Journal, afirma que uma alimentação rica no macronutriente pode afetar negativamente a nossa microbiota intestinal. O estudo realizado por cientistas de três países analisaram dados de 217 pessoas saudáveis, com idades entre 18 e 35 anos.

Os resultados, então, mostraram que os voluntários submetidos a um cardápio com muita gordura perderam bactérias importantes do intestino pelas fezes. Além de terem aumentado o número de micro-organismos maléficos no órgão.

Uso excessivo de medicamentos

Muitas pessoas que sofrem com problemas gastrointestinais resolvem investir, por conta própria, em medicamentos que ajudam a regular o trânsito intestinal. Mas fazer isso com frequência e sem ter ajuda de um profissional não é o ideal.

“O uso de medicamentos como laxantes, em grandes quantidades, pode causar prejuízos à saúde”, diz a profissional. De acordo com Monik, a pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores do remédio, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Além dos pontos citados, a nutricionista Monik Cabral também afirma que as alergias alimentares, a baixa produção de ácido gástrico e o excesso de carboidrato refinado também podem irritar o intestino. “Cuidar bem do intestino é fundamental para uma qualidade de vida melhor”, finaliza.

Leia também: Vontade de comer ou compulsão alimentar: como diferenciar?

Fonte: Monik Cabral, nutricionista formada pela UGF (Universidade Gama Filho) e fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio de Sá.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!