Conheça o carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga

Alimentação Bem-estar
29 de Junho, 2022
Conheça o carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga

Muita gente considera a barriga saliente um dos pontos mais difíceis de secar no processo de emagrecimento. Pois, nem sempre  a gordura acumulada na região vai embora com os quilos na balança. Isso porque, além da necessidade de praticar exercícios físicos e da predisposição genética, alguns alimentos promovem processos inflamatórios no organismo, provocando inchaço abdominal e aumentando o risco de doenças crônicas. Mas, por mais improvável que pareça, existe um carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga, quando consumido com moderação. A aveia

Fontes de energia e essenciais para o corpo humano, os carboidratos são frequentemente excluídos da dieta de quem procura emagrecer. Contudo, o sentimento de terror criado em relação ao macronutriente não é considerado um hábito saudável, e pode até trazer alguns prejuízos para a saúde. 

Com a aveia, não é diferente. Apesar de ser muitas vezes banida de um cardápio considerado saudável, ela é uma excelente fonte de cereais integrais e contém muitas fibras e nutrientes.

Aveia: o carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga

A aveia é um carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga. Pois, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou “colesterol ruim”) e é rica em proteínas e fibras, que auxiliam a digestão. 

O cereal tem ainda a vantagem de manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados, prevenindo picos e quedas glicêmicas que são associadas ao aumento de peso. Sendo assim, o emagrecimento seria uma consequência de um intestino funcionando bem combinado com a sensação de estar saciado. Ou seja, quem sente menos fome come menos. 

Qual o melhor tipo de aveia?

De acordo com a nutricionista Lívia Morais, existem quatro tipos de aveia: flocos finos, flocos grossos, farelo de aveia e farinha de aveia. As diferenças entre os tipos de aveia se dão por conta dos processos de produção e dos valores nutricionais. 

“A aveia em flocos finos é o grão da aveia inteiro prensado que passou por um processo de moagem, por isso os flocos são menores. Já a aveia em flocos grossos não passa por moagem. O farelo de aveia é oriundo da casca do grão da aveia processado. E a farinha de aveia é a moagem da parte interna do grão e, assim, mantém mais os carboidratos e não tem as fibras presentes na casca”, explica a profissional.

Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.

Além de ser rico em fibras solúveis, o farelo de aveia também fornece doses significativas de vitaminas E, K e do complexo B. Também é fonte de proteínas e minerais. Tais nutrientes geram benefícios, por exemplo, fortalecimento da imunidade e proteção do coração. O farelo de aveia ainda mostra ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Isso porque ele beneficia a flora intestinal e tem pouquíssimas calorias. 

Como consumir?

Não é difícil inserir a aveia nas refeições do dia a dia. Ela pode ser consumida tanto in natura quanto como ingrediente para alguma receita de café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo. 

“As pessoas costumam utilizar em receitas de bolos, muffins, panquecas, massas, e muito mais. Além disso, outra forma fácil de adicionar a aveia na dieta é colocar uma porção no iogurte”, recomenda Lívia.

Veja algumas formas de consumi-la:

Leia também: Smoothie de morango e aveia para emagrecer; aprenda a preparar

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira: para que serve, benefícios e como fazer

O universo das plantas medicinais é um prato cheio para quem busca alternativas naturais para cuidar da saúde. Além disso, o Brasil possui um solo vasto

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.