Inositol: o que é, para que serve e como usar a vitamina
O inositol, também chamado de dambose, é um tipo de carboidrato (açúcar), mas também é considerado popularmente uma das vitaminas do complexo B. Ele é naturalmente encontrado no corpo. Porém, nos últimos anos, também se tornou um suplemento bastante popular, principalmente por causa de seus benefícios para a saúde feminina.
Para que serve o inositol?
Nosso corpo precisa da substância para produzir a estrutura das membranas celulares. Além disso, o inositol possui a função de regular os níveis de insulina, assim como a atividade dos neurotransmissores.
Ou seja, participa de diversas atividades do organismo. Existem nove formas de inositol, mas os dois principais tipos são o mioinositol e D-chiroinositol (DCI).
A princípio, é possível consumir o suplemento por diversos motivos. De forma geral, ele beneficia a saúde física e mental, e também ajuda no controle do colesterol.
Benefícios do inositol
Ajuda no tratamento de distúrbios de humor
Distúrbios de humor, como é o caso da depressão, podem impactar negativamente a rotina. Por isso, tratamentos como a terapia interpessoal e, em certos casos, medicação, são essenciais.
Outro pilar que pode melhorar a resposta aos cuidados é a alimentação — é aí que pode entrar a suplementação de inositol.
De acordo com um estudo da Universidade de Neguev, em Israel, o inositol promove a maior produção de serotonina, o que ajuda na melhora do humor, além de aliviar o estresse. Por isso, o suplemento também poder um aliado no tratamento de ansiedade e crises de pânico.
Leia mais: Alimentos que promovem a produção de serotonina
Ameniza quadros de psoríase
Um estudo de 2020 apontou que o DCI, uma variação do inositol, pode reduzir os sintomas da psoríase. De acordo com o achado, solução contendo 1% de DCI é capaz de complementar o tratamento de pessoas com essa condição.
Beneficia a saúde feminina
Quando se trata de melhorar a saúde reprodutiva e hormonal da mulher, o inositol apresenta muitas vantagens. Em resumo, o inositol pode ser de grande ajuda no tratamento de condições como a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP). Não só, pode ajudar mulheres com dificuldade para engravidar, pois trata a subfertilidade.
Também reduz o risco de desenvolvimento da diabetes gestacional e promove a regulação do ciclo menstrual.
Leia também: Dieta da fertilidade: Alimentos que ajudam a engravidar
Melhora a qualidade do sono
Com a maior produção de serotonina e a melhora do humor, consequentemente, também há melhora na qualidade do sono. Portanto, combate a insônia e a sensação de cansaço resultante de noites mal dormidas.
Inositol emagrece?
Esta é uma das dúvidas comuns sobre o suplemento, e a resposta é sim. Embora não exerça uma influência direta no emagrecimento, sua função sobre outros aspectos favorece a perda de peso. Por exemplo, por melhorar a qualidade do sono, o indivíduo passa a ter mais eficiência metabólica.
Além disso, o suplemento ajuda na sinalização da insulina, ou seja, ajuda no controle da glicemia (nível de açúcar presente no sangue), o que facilita a perda de peso, pois dificulta o ganho de gordura corporal e beneficia pacientes com diabetes.
Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes
Cuidados no consumo de inositol
A princípio, esse é um suplemento seguro devido ao fato de ser natural. No entanto, não deve ser suplementado em excesso, sob o risco de causar indisposições estomacais. Portanto, não o utilize por conta própria. Antes, consulte um médico sobre a necessidade do suplemento.
Fontes naturais de inositol
Para aumentar os níveis de inositol no organismo é imprescindível ter uma dieta saudável, recheada de alimentos naturais e o com o mínimo de ultraprocessados. As principais fontes dessa substância são:
- Repolho
- Grão-de-bico
- Levedo de cerveja
- Nozes e sementes
- Frutas cítricas
- Grãos integrais
- Banana
- Abacate
- Brócolis e demais vegetais crucíferos