Terapia interpessoal: Entenda o que é e como funciona

26 de outubro, 2020

A terapia interpessoal (TIP) é um tipo de psicoterapia que tem como objetivo tratar os sintomas da depressão e de outras condições de saúde mental. Criada pelos psicoterapeutas Gerald Klerman e Myrna Weissman na década de 1970, era focada inicialmente para tratar depressão. Hoje, a terapia interpessoal visa ajudar os indivíduos a abordar as preocupações atuais e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Apesar de ser originalmente desenvolvido para tratar a depressão maior, o TIP também é usado para tratar outros problemas de saúde mental. Como transtornos alimentares, depressão perinatal, transtornos de humor, fobia social, distimia e estresse pós-traumático. 

De acordo com o American Psychological Association (APA) e o National Institutes of Health (NIH), a terapia interpessoal é reconhecida como um modo eficaz de tratamento.

Leia também: Terapia corporal reichiana: O que é e como funciona

Como funciona a terapia interpessoal

É um tratamento que segue uma abordagem altamente estruturada e com tempo limitado Geralmente, ele é feito em três fases distintas e pode ser realizada individualmente ou em grupo. O que dura em torno de 12 a 16 semanas. 

Nas primeiras três sessões o terapeuta se encarregará de diagnosticar o problema principal. Assim, o paciente é capaz de identificar as dificuldades interpessoais que podem ter causado aquele transtorno.  Por exemplo, quando uma mulher teve um filho recentemente, perceberá que está passando por um processo de depressão pós parto.

Em seguida, o terapeuta irá desenvolver estratégias de relacionamento para aprimorar o funcionamento interpessoal do paciente. Como por exemplo, se o paciente está passando por um rompimento, o terapeuta o ajuda a entender o papel que o relacionamento representa, o ajudando a aprender novas maneiras de se relacionar com outras pessoas.

Leia também: Terapia de casal: Tudo o que você precisa saber

Por fim, no final do tratamento, o paciente deve colocar as habilidades discutidas durante as sessões em prática.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.