Terapia interpessoal: Entenda o que é e como funciona

Bem-estar Equilíbrio
26 de Outubro, 2020
Lívia Barbosa Alves de Souza
Revisado por
Psicóloga • CRP 01/22261
Terapia interpessoal: Entenda o que é e como funciona

A terapia interpessoal (TIP) é um tipo de psicoterapia que tem como objetivo tratar os sintomas da depressão e de outras condições de saúde mental. Criada pelos psicoterapeutas Gerald Klerman e Myrna Weissman na década de 1970, era focada inicialmente para tratar depressão. Hoje, a terapia interpessoal visa ajudar também os indivíduos a abordar as preocupações atuais e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Apesar de originalmente auxiliar no tratamento de depressão, o TIP também atua em outros problemas de saúde mental. Por exemplo, transtornos alimentares, depressão perinatal, transtornos de humor, fobia social, distimia e estresse pós-traumático. 

De acordo com o American Psychological Association (APA) e o National Institutes of Health (NIH), a terapia interpessoal é reconhecida como um modo eficaz de tratamento.

Leia também: Terapia corporal reichiana: O que é e como funciona

Como funciona a terapia interpessoal

É um tratamento que segue uma abordagem altamente estruturada e com tempo limitado. Geralmente, ele é feito em três fases distintas e pode ser realizada individualmente ou em grupo. O que dura em torno de 12 a 16 semanas. 

Nas primeiras três sessões o terapeuta se encarregará de diagnosticar o problema principal. Assim, o paciente é capaz de identificar as dificuldades interpessoais que podem estar associados a seu transtorno. 

Em seguida, o terapeuta irá desenvolver estratégias de relacionamento para aprimorar o funcionamento interpessoal do paciente. Como por exemplo, se o paciente está passando por um rompimento, o terapeuta o ajuda a entender o papel que o relacionamento representa, o ajudando a aprender novas maneiras de se relacionar com outras pessoas.

Leia também: Terapia de casal: Tudo o que você precisa saber

Por fim, no final do tratamento, o paciente deve colocar as habilidades discutidas durante as sessões em prática.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: Cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o

mãos preparando um chá de gengibre em uma bancada
Alimentação Bem-estar

Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre

Raiz sempre foi usada por diferentes povos milenares, que acreditavam em suas propriedades medicinais