Hormônios e acne da mulher adulta: entenda a relação

Beleza Bem-estar
07 de Março, 2023
Hormônios e acne da mulher adulta: entenda a relação

Alterações nos hormônios estão entre as principais causas da acne na mulher adulta. E se as espinhas tendem a incomodar na adolescência, elas podem ser ainda mais desagradáveis em outras fases da vida.

Para explicar tudo sobre o problema e como são feitos os tratamentos, Cris Dias entrevista a dermatologista Maria Paula Del Neroe o ginecologista Igor Padovesi neste episódio do podcast De bem com você, da Vitat. Confira a seguir:

Conheça os convidados

Hormônios e acne

Maria Paula Del Nero é médica dermatologista referência em Dermatologia Estética, Injetáveis e Lasers. Há mais de 20 anos trabalhando no segmento, ela ministra aulas sobre Sculptra, toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico para médicos em todo Brasil.

Igor Padovesi é médico ginecologista e obstetra especialista em Endometriose, Cirurgia Íntima Menopausa e Implantes Hormonais.

Hormônios e acne da mulher adulta: relação

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pelo menos 5% dos adultos acima dos 35 anos apresentam acne em algum grau — e o problema atinge sobretudo as mulheres.

Isso acontece porque uma das principais causas da acne nessa etapa da vida se dá por conta de alterações hormonais (e elas costumam passar por isso com maior frequência do que eles).

Além disso, os especialistas afirmam que estresse, má alimentação, uso errado de cosméticos e até doenças mais sérias, como tumores no ovário, podem desencadear a condição, ainda que em uma parcela muito menor.

É por isso que o acompanhamento multidisciplinar de um dermatologista e um ginecologista pode salvar a pele da mulher adulta! A seguir, confira as principais relações que os profissionais levantaram entre os hormônios e a acne:

Hormônios e acne em adultos

Implantes hormonais

Ainda que não haja uma relação direta entre a menopausa e a acne (na verdade, a principal queixa das mulheres nessa fase da vida é o ressecamento da pele), muitas recorrem à reposição hormonal para amenizar certos sintomas.

A questão é que muitos especialistas receitam a reposição de testosterona, o que pode sim gerar a acne.

Chip da beleza

O chamado chip da beleza é um tipo de implante hormonal muito utilizado por algumas mulheres que buscam benefícios estéticos (apesar de não existir um consenso entre os médicos sobre seus efeitos), como ganho de massa magra, redução de gordura e melhora no desempenho esportivo.

Ele leva gestrinona, uma substância que tem algumas indicações específicas no caso de problemas ginecológicos (por exemplo, síndrome dos ovários policísticos e endometriose). Dentre seus efeitos colaterais, algumas pacientes relatam acne, queda de cabelo, engrossamento da voz e aumento do clitóris. “Ele tem um efeito anabólico, isto é, aumenta a testosterona na mulher. Ele não deve ser utilizado para fins estéticos”, alerta o ginecologista.

Ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) caracteriza-se pela presença de pequenos cistos nos ovários, o que também mexe com o equilíbrio hormonal da mulher. Por isso, um dos principais sintomas da SOP é a acne.

DIU

Apesar de trazer inúmeras vantagens, o DIU também pode gerar o problema, principalmente o Mirena. Isso porque ele tem um hormônio que ocupa receptores androgênicos, que são receptores de hormônios masculinos (como a testosterona).

Leia também: Travesseiro da beleza funciona? Especialista opina sobre eficácia

Hormônios e acne: anticoncepcional melhora a pele?

Um dos tratamentos mais utilizados para a acne hormonal (ou seja, aquela causada por alterações nos hormônios) são os anticoncepcionais.

“Alguns melhoram mais, outros menos, existem variações entre eles. O problema é que eles podem diminuir a testosterona, gerando queda de libido, dificuldade em ganhar massa muscular e até ganho de peso”, explica o Dr Igor.

Por isso, a melhor opção dependerá de cada caso, e poderá envolver mais de uma especialidade (como a ginecologia e a dermatologia). Contudo, no geral, alguns hábitos são essenciais e universais para quem sofre com o problema:

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais;
  • Controlar o estresse;
  • Limpar a pele adequadamente;
  • Por fim, usar produtos adequados para a pele oleosa.

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.