Quais exercícios quem tem hérnia de disco deve evitar?

Bem-estar Movimento
02 de Maio, 2023
Quais exercícios quem tem hérnia de disco deve evitar?

Quem convive (ou já sofreu) com hérnia de disco, sabe que a condição é dolorosa e até incapacitante. Se por um lado, a prática de atividades físicas pode ajudar a aliviar os sintomas da doença, por outro, alguns exercícios pioram o quadro de hérnia de disco. Saiba mais:

Afinal, o que é a condição?

O médico ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna vertebral, explica que a hérnia de disco é uma condição que ocorre quando um dos discos que ficam entre as vértebras (pequenos ossinhos que compõem a nossa coluna vertebral) se rompe ou projeta para fora do seu local de origem.

“Esses discos são compostos por uma camada externa e outra interna. Elas têm como objetivo amortecer e proteger as vértebras. Assim, quando a camada externa do disco se rompe, o material que fica em seu interior vaza e faz uma pressão sobre as estruturas nervosas vizinhas, principalmente na região lombar”, afirma o especialista.

Entre os sintomas, ele cita, por exemplo, dor que irradia para as pernas (e em alguns casos, até para os braços), sensibilidade nos membros, dormência e fraqueza muscular.

Exercícios e hérnia de disco: benefícios

A verdade é que a prática regular de atividades físicas pode contribuir para minimizar os incômodos da condição. “Temos como exemplos os exercícios de fortalecimento do core e de alongamento, além da musculação sem carga excessiva, caminhada, pilates, natação e bicicleta. Eles não geram nenhum tipo de pressão sobre a coluna vertebral”, diz Daniel Oliveira.

Contudo, é claro que alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar complicações. O primeiro e mais importante é fazer uma avaliação médica. Afinal, a modalidade ideal (bem como sua intensidade) vai depender de fatores como classificação da hérnia, gravidade do caso, dor e mobilidade do paciente.

“Vale ressaltar, além disso, a importância em fazer atividades com a supervisão de um profissional, para que ele adeque o volume e a carga dos treinos à condição do paciente”, finaliza o médico.

Leia também: Crossfit e musculação: afinal, como encaixar ambos no seu treino? Veja dicas

Quem tem hérnia de disco deve evitar quais exercícios na academia?

“Alguns exercícios dentro da musculação devem ser evitados para não piorar o quadro de dor”, começa o especialista. Então, ele cita:

  • Agachamento com barra: por causar compressão direta nas vértebras;
  • Stiff: por ser um movimento que força diretamente a musculatura da lombar e por concentrar tensão nas vértebras;
  • Glúteo quatro apoios;
  • Levantamento terra: gera grande impacto na coluna;
  • Por fim, remada curvada: causa compressão das vértebras.

“Além deles, também é preciso evitar exercícios como a corrida, aqueles que envolvem movimentos de alto impacto e os que podem aumentar a pressão na coluna vertebral e agravar a hérnia de disco”, finaliza.

Fonte: Daniel Oliveira, médico ortopedista, especialista em coluna vertebral e diretor do NOT Ortopedia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o