Crossfit e musculação: como encaixar ambos no seu treino? Veja dicas

Bem-estar Movimento
02 de Maio, 2023
Crossfit e musculação: como encaixar ambos no seu treino? Veja dicas

Perder peso, ganhar condicionamento e força são três objetivos muito comuns entre quem pratica exercício físico. Dentre as diversas modalidades que proporcionam esses benefícios são o Crossfit e a musculação. Há quem pratique ambas ou ainda tenha dúvidas sobre a melhor alternativa. Afinal, embora sejam muito semelhantes, eles apresentam particularidades que valem a pena conferir.

Veja também: Como manter a rotina de treinos durante o outono

O que é melhor: Crossfit ou musculação?

Primeiro, é importante relembrar as características de cada um. A musculação é uma atividade física voltada para o desenvolvimento de força e hipertrofia muscular, além de proporcionar melhorias na estética corporal.

Já o Crossfit envolve treinamentos de alta intensidade e variedade de movimentos. Por exemplo, levantamento de peso, corridas, saltos e exercícios ginásticos. Nesse contexto, eles têm o objetivo de melhorar o condicionamento físico geral, a capacidade cardiovascular, a resistência e a coordenação motora.

’’É importante notar que, embora ambas possam ser eficazes para melhorar a saúde e o condicionamento físico, a escolha entre elas deve ser baseada nas necessidades e objetivos individuais de cada pessoa’’, destaca Lays Braga, coach do Cross Cactus, do Grupo AYO.

Como fazer os dois ao mesmo tempo?

Lays destaca que é fundamental ter um treinador que lhe acompanhe e tenha capacidade para montar um treino ideal. “Além disso, é essencial seguir a programação de treinos que ele desenvolveu para evitar repetir os mesmos estímulos em um curto espaço de tempo. Então, se você treina as costas na musculação no dia anterior, pode não estar em condições de fazer um treino intenso de Crossfit no dia seguinte’’, explica.

Outro ponto é ter cuidado com o aumento excessivo de massa muscular. Afinal, corre-se o risco de afetar a mobilidade e dificultar movimentos ginásticos. “Porém, os estímulos voltados para a força máxima e o condicionamento metabólico podem levar a um grau considerável de hipertrofia, sobretudo para iniciantes no Crossfit”, complementa o especialista.

Uma das vantagens da musculação é a possibilidade de treinar situações específicas de limitação ou falta de estabilidade, o que pode ser benéfico tanto para iniciantes quanto para atletas avançados que desejam aprimorar seu desempenho.

Para alcançar esse objetivo, recomenda-se realizar movimentos livres em vez de máquinas. Além de melhorar a coordenação motora e a consciência corporal, essa abordagem permite desenvolver a capacidade de realizar exercícios sem depender de aparelhos, algo essencial para o Crossfit.

’’Sempre recomendamos que intercalar sessões de musculação com aulas de Crossfit é uma boa abordagem para evitar sobrecarga muscular e garantir uma recuperação adequada’’, orienta Lays.

Como funciona a primeira aula de Crossfit?

Talvez esta seja uma das principais questões de muita gente ao escolher uma modalidade para chamar de sua. Conhecido por ter treinos intensos e repletos de desafios, o Crossfit pode intimidar algumas pessoas que nunca se exercitaram ou estão paradas há um tempo.

Mas, a boa notícia é que o primeiro contato com a atividade deve respeitar os limites de quem está começando. Nesse sentido, é imprescindível buscar um box (estúdio de Crossfit) que tenha a certificação adequada para ministrar a modalidade.

Os profissionais de educação física com esse gabarito estão aptos a dar aulas sob os preceitos do Crossfit, que oferecem segurança e evolução consistente aos praticantes.

O treinamento com os exercícios e repetições é escrito em uma lousa ou quadro para que a turma possa ver e seguir o cronograma. Além disso, o coach pode propor desafios coletivos, como concluir o treino em determinado tempo.

Então, não se preocupe se nunca fez um movimento com saltos e escaladas, por exemplo. A jornada para ganhar confiança e melhorar a técnica dos movimentos exige muito mais de uma sessão. Portanto, tenha paciência e siga sempre todas as orientações do profissional.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!