Genisteína: Para que serve, benefícios e melhores alimentos

Alimentação Bem-estar
01 de Abril, 2021
Genisteína: Para que serve, benefícios e melhores alimentos

A genisteína faz parte do grupo das isoflavonas e é um fitoestrogênio. Por isso, favorece a saúde da mulher, especialmente no que diz respeito ao ciclo menstrual como um todo e à menopausa, pois pode aliviar seus sintomas e efeitos colaterais.

Ainda, ela pode ser facilmente incorporada na alimentação e prevenir também doenças como o Alzheimer.

Para que serve a genisteína

Primeiramente, trata-se de um nutriente de ação antioxidante, portanto, ajuda a combater inflamações no corpo. Além disso, pode beneficiar a saúde do coração, pois auxilia no controle do colesterol ruim, o LDL. Ela também ajuda a controlar a glicemia.

Leia mais: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

Benefícios da genisteína

Reduz os sintomas da menopausa

A menopausa possui alguns sintomas típicos, como as ondas de calor que causa, bem como as mudanças de humor e possível ganho de peso. Por isso, existem alguns nutrientes, como é o caso da genisteína que podem aliviar esses efeitos. Sendo assim, consumir alimentos que possuam o fitoestrógeno em sua composição pode ser uma boa forma de aliviar os sintomas da menopausa.

Leia também: Comer frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa

Alivia a TPM

Incluir na dieta esses alimentos também alivia os sintomas da TPM, que podem ser similares aos da menopausa. Basicamente, os efeitos mais comuns da TPM são as cólicas, dores de cabeça, mudanças de humor (principalmente o estresse), fadiga e o aumento do apetite.

Leia também: Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Alimentos ricos em genisteína

Grão-de-bico

O grão-de-bico é parte do grupo das leguminosas e é uma boa fonte de genisteína, além de conter também proteínas, vitaminas do complexo B e fibras em sua composição. Por isso, é um alimento muito nutritivo e que pode ser uma ótima adição à dieta.

Soja

A soja também é uma leguminosa e também é uma ótima fonte de isoflavonas, como a genisteína. Por isso, seu consumo é super recomendável. Além disso, é fonte de proteínas, fibras e muitas vitaminas. A soja pasteurizada, a farinha de soja, o leite de soja, o tofu, o tempeh e a proteína de soja também são fontes desse nutriente.

Leia mais: Tempeh ou tofu: Qual proteína vegetal é mais saudável?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.