Comer frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa

Alimentação Bem-estar
16 de Março, 2020
Comer frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa

As principais queixas das mulheres que estão passando pelo climatério, período que antecede a menopausa (data da última menstruação), são ondas de calor, ansiedade, nervosismo e insônia

Também no climatério, a produção de hormônios diminui drasticamente. Além disso, ocorre uma série de flutuações no ciclo menstrual, e é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas. Por isso, a menopausa só é “diagnosticada” após a mulher passar pelo menos 12 meses sem menstruar.

Porém, não é novidade que a dieta tem um peso importante nessa fase da vida. Dessa maneira, segundo um estudo, alimentos simples como frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa.

Frutas e vegetais x menopausa

Publicado pela Sociedade Norte-Americana da Menopausa, o estudo demonstrou que consumir frutas e vegetais na menopausa pode ser muito benéfico, pois é possível aliviar seus sintomas.

Ainda, mais especificamente, os cientistas concluíram que, para combater tais sintomas, os melhores vegetais são os crucíferos (exemplo: brócolis). Também, no caso das frutas, optar pelas cítricas e as vermelhas é o recomendado. 

Os sintomas que apresentaram maior melhora foram os calores típicos da menopausa e a dificuldade para dormir. Nesse sentido, os alimentos ideias para combate-los são as folhas verdes. 

Leia mais: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa

Leia também: Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas