Alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência

Saúde
13 de Abril, 2020
Alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência

Há alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência, promovendo a melhora da memória e protegendo a saúde do cérebro. O Alzheimer e a demência são doenças com diagnósticos mais comuns com o avanço da idade. Ambas têm em comum a perda de memória. Por isso, é importante conhecer maneiras de reduzir o risco de sofrer com seus sintomas.

Leia mais: Comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro, diz ciência

Alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência. Além de serem lotadas de antioxidantes, elas proporcionam benefícios diretamente ligados à saúde do cérebro, especialmente em relação à memória. Segundo um estudo promovido pela Faculdade de Medicina de Harvard, pessoas que consomem essas frutas frequentemente apresentam, a longo prazo, menor degeneração cognitiva.

Café 

Além de ser naturalmente energético, o café – assim como demais bebidas e alimentos que possuem cafeína em sua composição, proporciona benefícios para a saúde cerebral, inclusive ao desacelerar a progressão da degeneração cognitiva, que causa a demência. Além disso, está associado à melhora da memória.

Leia também: Cafeína pode impedir o ganho de peso 

Folhas verdes

São repletas de vitaminas que também beneficiam a saúde cerebral. Consideradas um dos alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência, as folhas verdes estão comprovadamente ligadas à melhora da memória e o rejuvenescimento da cognição.

Nozes

As nozes são fontes de gorduras boas e diversas vitaminas e minerais essenciais. Não só, estão associadas a melhora da saúde do cérebro, beneficiando especialmente a memória.

Leia também: Nozes para turbinar a fertilidade masculina?

Peixes

O consumo de peixes também pode ser extremamente benéfico para a saúde cerebral e inclusive prevenir o diagnóstico das doenças mencionadas. Em suma, sua abundância em gorduras boas, a exemplo do ômega-3, promove a melhora da memória, entre outros benefícios. Boas opções de peixes são o salmão, o atum, sardinha e truta. 

Canela

A canela também pode ser uma grande aliada da saúde do cérebro, afinal, é um dos alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência. Nesse sentido, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são as responsáveis por prevenir a degeneração precoce da cognição e da memória.

Cúrcuma

Por fim, a cúrcuma é outro condimento excelente para a saúde cerebral, beneficiando especialmente a função cognitiva. Além de ajudar na prevenção da demência, a cúrcuma (também chamada de açafrão-da-terra) pode promover a desaceleração da degeneração cognitiva. 

Leia também: As melhores ervas para a saúde do cérebro

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher com as mãos na barriga
Saúde

Vaginismo afeta o bem-estar e pode ter causas emocionais

O vaginismo é um tipo de dor que acontece durante a penetração. As causas normalmente englobam aspectos psicológicos, e problema atrapalha a vida sexual

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!