Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus
À medida que o coronavírus continua a se espalhar e mais pessoas são aconselhadas a se autoisolar, a última coisa que se quer fazer é sair para o supermercado sem necessidade. Portanto, vale montar uma geladeira saudável, com alimentos que, além de importantes para manter a imunidade alta, não sejam tão perecíveis.
Por outro lado, deve-se lembrar que estar preparado não significa acumular ou exagerar na estocagem de produtos. Dessa maneira, a melhor estratégia é manter alimentos saudáveis à mão para garantir que você mantenha uma dieta equilibrada na quarentena.
Leia também: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar
Assim, uma geladeira saudável incluirá proteína, quantidades moderadas de gorduras saudáveis e carboidratos complexos, além de muitos vegetais. Portanto, vamos ajudá-lo a montar uma lista de compras completa, sem ter muito trabalho.
Proteína
As proteínas se decompõem em aminoácidos que o corpo usa por todos os tipos de processos. Sendo assim, não apenas ajudam na reparação e construção de células, como células da pele e músculos, mas também são usadas para produzir hormônios. Ainda, a proteína pode ajudar a ficar saciado por mais tempo. Boas opções:
- Frango sem pele;
- Cortes magros de carne vermelha ou porco (por exemplo, lombo e filé mignon);
- Peixe;
- Grão-de-bico;
- Nozes e sementes;
- Ovos.
Leia também: Coronavírus: Alimentos que fortalecem imunidade podem prevenir contaminação?
Carboidratos
Carboidratos se decompõem em glicose e fornecem ao corpo a energia. Por isso, aposte em vegetais ricos em amido, grãos, legumes, frutas e outros carboidratos ricos em fibras e proteínas. Pois, obter muita variedade desses alimentos fornece ao nosso corpo todos os nutrientes diferentes que ele precisa para funcionar de maneira eficiente e adequada. Por exemplo:
- Milho;
- Espinafre;
- Abobrinha;
- Pão integral;
- Macarrão integral;
- Cebola;
- Alho;
- Mandioca;
Gorduras boas
- Azeite;
- Manteiga sem sal.
Frutas
Em momentos como esses é importante apostar em frutas que demoram mais para estragar, ou seja, as menos sensíveis. Assim, boas opções são:
- Maçã;
- Pêra;
- Goiaba;
- Limão;
- Frutas secas.
Leia também: Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade