6 ervas e especiarias que ajudam na perda de peso
Algumas ervas e especiarias são muito utilizadas na culinária por trazerem aromas e sabores diferentes aos alimentos – mas pouca gente sabe que elas também costumam ser grandes aliadas de quem quer emagrecer.
“As especiarias podem ser utilizadas no fim do preparo apenas para destacar o sabor do prato. Também costumo recomendar, em minhas prescrições, associar as ervas na forma de chás com a prática de exercícios físicos, já que isso pode auxiliar na perda de peso”, explica a nutricionista Juliana Vieira.
Sem contar que as bebidas quentinhas são melhores opções do que o café, justamente por apresentarem concentrações menores de cafeína, mas ainda assim garantirem energia e disposição.
“O chá fica pronto rapidinho e pode ir a qualquer lugar com você. Vale, então, ferver a água, preparar o chá e colocá-lo em uma garrafa térmica ou outro recipiente hermético bem fechado, para manter a temperatura e evitar que o líquido escorra na mochila ou na bolsa. Se você preferir beber o chá gelado, pode deixá-lo no refrigerador”, finaliza.
Leia também: Nutrientes que aumentam a saciedade: saiba quais incluir na dieta
Portanto, Juliana Vieira cita algumas ervas e especiarias que estimulam a queima de calorias e gordura e o poder nutricional delas:
Ervas e especiarias para emagrecer
Chá verde
Possui propriedades termogênicas, isto é, que aumentam o gasto energético do corpo e a oxidação lipídica (de gorduras).
Ginseng
Outra opção que estimula a queima de calorias e a aceleração do metabolismo.
Ervas e especiarias para emagrecer: dente-de-leão
Auxilia na limpeza do trato digestivo e ajuda o intestino e o fígado a eliminarem toxinas.
Canela
Além de acelerar o metabolismo e manter o apetite controlado, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Pimenta-caiena
Contém capsaicina, uma substância que aumenta o metabolismo.
Ervas e especiarias para emagrecer: cúrcuma
Por fim, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Juliana diz que é possível acrescentar as especiarias em pães, bolos, tortas e biscoitos (doces e salgados) para dar um toque especial. Ela afirma que é preciso associar o consumo das ervas e especiarias com uma alimentação balanceada.
Além disso, vale consultar o seu médico ou nutricionista antes de adicionar tais ingredientes no cardápio. Isso porque um profissional poderá calcular as quantidades mais indicadas no seu caso.
Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.