O que acontece com o seu corpo quando você ingere sal em excesso
Não dá pra negar, o sal é um item importante na cozinha e ajuda a conferir sabor nos alimentos. Além disso, ele ajuda a equilibrar os sabores doces, ácidos e amargos, o que torna as comidas mais saborosas. Por outro lado, é bem verdade que os efeitos do sal em excesso podem causar danos à saúde.
Apesar de parecer inofensivo, segundo a FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz, o excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. A seguir, conheça os efeitos do excesso de sal e como evitá-los.
Veja também: Mudança de hábito: a chave para ter uma vida mais saudável
Efeitos do sal em excesso: Como prejudica o seu corpo
Exagerar no sódio na sua alimentação pode ter um preço alto para a saúde. A seguir, confira alguns problemas relacionados à prática:
- Coração: pode provocar hipertensão arterial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
- Cérebro: pode afetar a oxigenação e provocar dor de cabeça, AVC e/ou demência.
- Ossos: aumenta o risco de osteoporose, já que aumenta a perda de cálcio por meio da urina.
- Estômago: pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer no estômago.
- Retenção de líquido: favorece o inchaço corporal, especialmente nos pés e nas mãos.
- Rins: sobrecarrega os rins e pode gerar cálculos (pedra nos rins) e insuficiência renal.
Efeitos do sal em excesso: Como evitar?
Alguns alimentos estão no ranking de concentração de sódio. Portanto, para ter uma dieta mais equilibrada, o ideal é evitá-los, são eles:
- Produtos industrializados;
- Fast foods;
- Alimentos enlatados;
- Queijos;
- Temperos prontos;
- Carnes processadas;
- Bolachas e bolos processados;
- Salgadinhos assados;
- Macarrão instantâneo;
- Sopas e caldos prontos;
- Molhos prontos.
Na medida certa
Como tudo em excesso faz mal, com o sal também não é diferente. Contudo, se consumido na medida certa, ele pode oferecer benefícios para a saúde. O sódio desempenha um papel vital no equilíbrio dos fluídos do corpo e também contribui com a transmissão de impulsos elétricos nos nervos e músculos.
Por outro lado, o sal também contribui com a boa digestão e facilita a produção de energia. Por isso, você não precisa e nem deve cortar o sal de vez da sua alimentação. Varie a dieta com alimentos frescos, como legumes e frutas. Além disso, ao temperar a comida, opte por itens naturais para evitar a superdosagem de sal, como orégano, alho, cebola, louro e manjericão.
Um bom parâmetro para saber se o consumo é exagerado ou não, é adotar a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a diretriz do órgão, a quantidade de sal recomendada por dia é de 5 gramas (ou cerca de 2.300 miligramas de sódio), ou seja, uma colher de sopa rasa de sal.
Como ter uma alimentação saudável
Se você está buscando ter uma alimentação saudável, o recomendado é ir a um médico especializado, como nutricionistas, para que seja indicado os alimentos adequados. Contudo, você pode iniciá-la com os seguintes alimentos:
- Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas;
- Vegetais verdes: rúcula, espinafre, couve, brócolis;
- Carnes magras: peixe e frango sem pele e gordura;
Referência: CUF Academic Center e FioCruz.