Dormir com o ventilador ligado dá dor de garganta?

Saúde
28 de Dezembro, 2023
Dormir com o ventilador ligado dá dor de garganta?

Durante o verão, muita gente sente dificuldade em dormir por conta das temperaturas mais altas. Há, então, quem recorra ao ventilador (ou mesmo ao ar condicionado), mas percebe que acorda com uma certa dor de garganta.

Nesses casos, é comum acharmos que estamos doentes. Contudo, o médico otorrinolaringologista Dr Marcel Menon explica que esse tipo de incômodo não se trata de uma infecção, como uma amigdalite ou faringite (que necessitam de medicação). Mas sim uma irritação por conta do resfriamento da garganta.

“Quando a gente dorme com o ventilador ou o ar condicionado ligados, o vento e o resfriamento artificial do ar fazem com que haja um ressecamento importante da garganta – principalmente em que dorme com a boca aberta. E esse ressecamento dá aquela irritação e sensação de garganta seca, especialmente ao acordar”, diz o especialista.

Normalmente, o desconforto melhora durante o dia. Isso porque ficamos com a boca mais fechada e a própria saliva se encarrega de hidratar a região.

Leia também: Garganta inflamada: quais são as causas e o que fazer?

Como evitar a dor de garganta causada pelo ventilador ou ar condicionado?

A boa notícia é que é possível prevenir a dor de garganta causada por esses aparelhos domésticos. O médico elenca algumas dicas:

1 – Não direcione o fluxo de ar para o seu rosto

Na hora de instalar o ventilador, deixe-o voltado para o seu corpo ou para seus pés, e não na direção da sua cabeça. Desse modo, o vento não atinge diretamente o seu nariz e a sua boca e consequentemente não resseca a garganta.

2 – Desligue o ar condicionado antes de dormir

O ideal é não passar a noite inteira com o ar condicionado ligado. Nas noites de mais calor, resfrie o quarto antes de deitar. Assim, na hora que você for para a cama, desligue o eletrodoméstico ou coloque-o no modo ventilação.

3 – Trate o nariz

Se você acorda com a garganta dolorida porque dorme com a boca aberta, vale investigar e tratar o motivo. Rinite, desvio de septo, ronco e apneia do sono são algumas das causas do problema. Consulte um otorrino.

4 – Beba muita água (durante o dia)

Beber água durante o dia é essencial para manter as vias aéreas hidratadas e evitar desconfortos. À noite, é bom maneirar.

“Pessoas que têm refluxo ou gastrite, se bebem muita água antes de dormir, podem fazer com que esse líquido se misture ao ácido do estômago e volte para a garganta. Aí, a irritação piora. Então, tome cuidado com a ingestão de água durante a noite”, recomenda o Dr Marcel Menon.

Fonte: Dr Marcel Menon, médico otorrinolaringologista e professor da Santa Casa, em São Paulo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

5 plantas que afastam
Saúde

5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Uma estratégia simples contra a dengue envolve o cultivo de plantas aromáticas em casa. Veja 5 opções

Quem não pode tomar vacina da dengue
Saúde

Quem não pode receber a vacina da dengue?

Faltam testes sobre a segurança e eficácia da vacina em determinados públicos; veja quais são

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue