Calorias dos doces típicos de Natal

Alimentação Bem-estar
16 de Dezembro, 2022
Calorias dos doces típicos de Natal

Os doces típicos de Natal costumam fazer sucesso na ceia. Geralmente preparados com muito carinho, é difícil encontrar quem resista a essas delícias. Mas você já parou para pensar quantas calorias eles têm?

Leia também: 7 ideias para uma ceia de Natal vegetariana

Calorias dos doces típicos de Natal

Panetone

Ele é basicamente um pão doce recheado com uva passa e frutas cristalizadas. Sua massa tem um sabor suave de baunilha, e encanta a todos por ser macia — resultado do processo de fermentação natural. Sua origem é cercada por lendas, mas acredita-se que a iguaria nasceu em Milão, na Itália.

Calorias: uma fatia média de panetone (80g) tem em média 270 cal.

Chocotone

Uma variação bastante famosa do panetone no Brasil, o chocotone leva a mesma massa, mas o recheio é composto por gotas de chocolate.

Calorias: uma fatia média (80g) tem em média 300 cal. Se for trufado ou recheado, esse valor pode chegar a 400 cal.

Rabanada

Também conhecida como fatia dourada, fatia parida ou fatia de ovo, trata-se de um doce à base de pão em fatias que, depois de molhadas no leite, no vinho e na calda de açúcar, são passadas no ovo batido e fritas ou assadas. É comum que as pessoas polvilhem açúcar e canela por cima para finalizar.

Calorias: uma fatia possui cerca de 230 cal.

Doces de Natal: pavê

Quem nunca escutou (ou até fez) a piada do pavê no Natal, que atire a primeira pedra. A sobremesa é brasileira, mas com inspiração francesa, e leva camadas de creme, biscoito e chocolate.

Calorias: uma porção (60g) tem até 200 calorias.

Torta holandesa

Apesar do nome, a torta holandesa é outro doce brasileiro. Ele é feito com um leve creme frio à base de gemas, açúcar, manteiga, creme de leite e essência de baunilha, com uma cobertura suave de leite, margarina, açúcar e achocolatado, com biscoitos banhados em chocolate ao leite ao redor.

Calorias: uma fatia carrega aproximadamente 280 cal.

Doces de Natal: manjar branco

A receita é antiga — há registros dela na Idade Média —, e inicialmente salgada. O preparo mais conhecido no país possui leite, leite de coco, leite condensado e uma calda com ameixas por cima.

Calorias: uma porção possui cerca de 116 calorias.

Bolo de reis

O prato típico é uma tradição importada de Portugal, geralmente consumida no Dia de Reis (6 de janeiro), mas também muito famosa no Natal. Leva açúcar, farinha de trigo refinada, manteiga e frutas secas e cristalizadas.

Calorias: uma fatia pode ter até 370 calorias.

Doces de Natal: cheesecake

Cheesecake, em tradução livre, significa bolo de queijo — mas aqui no Brasil, muita gente confunde o prato com uma torta. Não se sabe quando esse doce com base de biscoito, recheio de queijo e cobertura de geleia surgiu, mas estudiosos afirmam que a primeira receita foi inventada no século XIV. Contudo, ela não parecia em nada com o cheesecake que a gente conhece hoje em dia. Isso porque a versão moderna foi criada bem depois, em Nova York.

Calorias: uma fatia concentra 260 cal.

Pudim de leite condensado

Alguns indícios apontam que o pudim nasceu em Portugal, mas a verdade é que a sobremesa é uma paixão nacional. Ele é à base de leite condensado, e uma das maiores vantagens da receita é a sua praticidade.

Calorias: 120 cal por fatia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes