Uva passa faz bem para o intestino? Entenda

Alimentação Bem-estar
14 de Dezembro, 2022
Uva passa faz bem para o intestino? Entenda

Está chegando o Natal, e com ele, a variedade de utilização da uva passa está garantida! Apesar de polêmica, a uva passa sempre está presente na ceia natalina. Mas antes de julgar o ingrediente, que tal saber se a uva passa faz bem para o intestino? Confira a seguir. 

Afinal, a uva passa faz bem?

De acordo com Michelle Ferreira, especialista em nutrição, a uva passa faz bem sim e além disso elas são ricas em fibras que ajudam a aumentar o volume das fezes e estimulam o movimento intestinal facilitando a expulsão das fezes.

“Também podemos encontrar nas frutas secas o ácido tartárico, um ácido que é fermentado pelas bactérias do intestino e que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal”, afirma Michelle. 

A uva passa proporciona um alto teor de vitaminas, minerais, fibras e vitamina B6. Além de contribuir significativamente com o trato intestinal, a fruta também contribui com a prevenção da anemia e doenças cardiovasculares

No entanto, fique atento, o consumo máximo recomendado é de 100 gramas por dia, já que a fruta contém muitas calorias, açúcares e carboidratos. Afinal, tudo em exagero pode trazer problemas.

Leia também: Uva congelada é refrescante e dribla a vontade de doce!

Cuidados especiais

A uva passa pode fazer parte da alimentação infantil após 1 ano de idade. E, por conta do tamanho do alimento, é essencial que os pais fiquem atentos para evitar engasgos.

Além disso, a nutricionista reforça que tanto as frutas in natura [sem processamento] como as frutas secas devem ser consumidas para pacientes diabéticos com moderação.

“No processo de produção das frutas secas, ocorre retirar a água, aumentando assim, a concentração dos nutrientes. Com isso, os açúcares naturais ficam mais concentrados. Logo devem ser consumidos com moderação por indivíduos que precisam controlar o consumo de açúcares na dieta, como é o caso dos diabéticos” afirma Michelle.

Quanto à saúde bucal, fica o alerta, sempre que consumir uvas passas, faça uma boa higienização. Como é um alimento rico em frutose a sua consistência facilita a grudar nos dentes.

Por fim, amada ou odiada, a uva passa fornece muitos benefícios e pode ser incorporada a uma alimentação saudável não só no natal, mas como também no restante do ano.

 

Fonte: Michelle Ferreira, nutrição formada pela UGF 2006, pós graduada em nutrição funcional e esportiva, especializada em saúde da mulher e fertilidade.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa