Como deve ser a dieta pós-parto ideal?

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
28 de Outubro, 2021
Como deve ser a dieta pós-parto ideal?

Nos últimos nove meses, todos os nutrientes que você ingeriu foram divididos com o bebê que estava na sua barriga. Contudo, se você amamenta, a alimentação adequada continua sendo essencial para vocês dois mesmo depois de dar à luz. Além de ajudar na recuperação do corpo (e a garantir energia para cuidar do pequeno), uma dieta pós-parto ideal promove o desenvolvimento adequado do recém-nascido. Saiba, então, quais serão as suas necessidades nutricionais durante o puerpério:

Quantas calorias ingerir por dia?

No geral, as novas mamães precisam de 1800 a 2200 calorias diariamente. Se você amamenta, precisará adicionar aproximadamente mais 500 na conta. E se você está abaixo do peso, pratica exercícios físicos, ou teve gêmeos, esse número pode ser ainda maior. O ideal é conversar com o seu médico para determinar exatamente quanto comer — e quais suplementos tomar.

Leia também: Puerpério: o que é, quais as suas fases e cuidados

Nutrientes essenciais em uma dieta pós-parto

Em todas as refeições, capriche nas frutas, nos vegetais e nos grãos integrais (como quinoa, aveia e linhaça). Além disso, tente evitar o consumo de alimentos industrializados e processados com altos teores de sódio, gordura saturada e açúcar.

Vale priorizar ingredientes ricos em:

  • Proteína: feijão, carnes magras, ovos e cogumelos, por exemplo, contêm proteínas, que ajudam na recuperação do corpo após o nascimento. Procure comer cinco porções por dia, ou sete se estiver amamentando;
  • Cálcio: você precisará de mil miligramas do mineral por dia. Isso equivale a três porções de produtos derivados do leite (pobres em gorduras);
  • Ferro: o nutriente ajuda na produção de células sanguíneas, o que é importante para a reconstituição do volume sanguíneo depois do parto. A carne vermelha e as aves são ricas em ferro — tofu e feijão também. O ideal é cerca de 9mg diariamente.

Vale lembrar que é importante consultar um especialista na hora de montar o cardápio — principalmente se você é vegetariana ou possui alguma restrição.

E para emagrecer no pós-parto?

A maioria das mães perde cerca de 4,5 quilos a cada mês naturalmente — isto é, sem nenhum esforço. Você pode adequar a sua dieta pós-parto para acelerar o processo, mas muitos especialistas não recomendam a restrição calórica em um momento tão delicado.
Isso porque se você diminuir drasticamente o consumo de nutrientes nesse período, poderá sofrer com a fadiga e as mudanças de humor — sem falar nos possíveis prejuízos para o pequeno.

A melhor estratégia é manter um plano alimentar saudável e balanceado e começar a praticar atividades físicas assim que o seu médico liberar. Normalmente, dá para começar com caminhadas leves a partir da sexta semana após o nascimento, mas de forma moderada e com acompanhamento.

Leia também: Como emagrecer amamentando? Dicas para fazer isso com segurança

Alimentos para evitar na dieta pós-parto

Quando você amamenta, as substâncias que ingere passam para o bebê através do leite. Portanto, cuidado com:

  • Álcool: a ciência ainda não decidiu se as lactantes podem ou não consumir bebidas alcoólicas — muito menos se existe uma quantidade segura ou quantas horas após um drink você pode alimentar seu filho. Desse modo, o mais seguro é evitar esse tipo de líquido (ou perguntar para o médico o que ele acha);
  • Cafeína: mais de três xícaras por dia pode perturbar o sono e o humor do seu bebê;
  • Alguns peixes: cação, peixe-espada e cavalinha têm altas concentrações de mercúrio, uma toxina que é prejudicial à crianças. O atum também pode conter a substância. O ideal, então, é comer até 170g desses alimentos por semana.

Dicas extras

Leia também: Aleitamento materno: Tudo o que você precisa saber sobre amamentação

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?