Dieta do ovo cozido emagrece, mas exige atenção. Entenda

Alimentação Bem-estar
02 de Dezembro, 2021
Dieta do ovo cozido emagrece, mas exige atenção. Entenda

A dieta do ovo cozido é mais uma das diversas estratégias alimentares que requerem acompanhamento nutricional. Basicamente, a proposta dessa dieta é consumir, pelo menos, dois ovos cozidos nas refeições principais acompanhados de outros alimentos. A razão é que o ovo é uma fonte de proteínas e diversos nutrientes e pode ajudar a manter a saciedade por mais tempo.

Consequentemente, com a fome controlada, é possível chegar ao déficit calórico e emagrecer. Logo, o principal benefício está associado ao emagrecimento. Contudo, há riscos de se manter esse tipo de cardápio por muito tempo.

Leia também: Dieta dukan: o que é, fases, cardápio e receitas

Como funciona a dieta do ovo cozido

A maioria das dietas que possui um nome específico apresenta algum tipo de restrição. A dieta do ovo não é diferente, pois não basta incluir os ovos na alimentação. Certos alimentos são “proibidos”, como fontes de carboidratos simples (arroz, macarrão, farinha branca), alimentos ricos em amido (batata, por exemplo) e leguminosas, como lentilha, feijão e grão-de-bico.

Leia também: Dieta do ovo 3 dias: Cardápio do desafio do ovo

Benefícios e desvantagens da dieta do ovo cozido

O ovo é um alimento naturalmente saudável, sobretudo se for cozido. Ele é rico em proteínas, diversos tipos de vitaminas (A, B, D e K) e minerais, e pode fazer parte da dieta de qualquer indivíduo que não possua algum tipo de restrição (por exemplo, uma pessoa vegana). A dieta do ovo certamente ajudará a emagrecer mais rapidamente, mas é recomendada ser seguida em um curto prazo.

Resumindo: o cardápio exclui uma diversidade de alimentos nutritivos e saudáveis e prioriza o consumo de carnes e outras fontes de proteína. Outro ponto é a quantidade de refeições, que se limita a 3 — café da manhã, almoço e jantar. Ou seja, apresenta uma restrição de calorias que podem desencadear episódios de compulsão e fraqueza, se não houver equilíbrio nas refeições. Todos esses fatores não contribuem para uma dieta sustentável.

Leia também: Clara de ovo: Propriedades e benefícios da clara do ovo

O que dizem os estudos

Por ser a dieta do ovo, é esperada que a quantidade do alimento seja protagonista das refeições. Entretanto, a American Heart Association recomenda o consumo de um ovo inteiro por dia ou duas claras. Sendo assim, a dieta do ovo vai contra as diretrizes da entidade porque supera a sugestão de consumo.

Estudos apontaram que o consumo maior que uma unidade de ovo por dia está associado ao aumento da incidência de diabetes tipo 2 e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares entre os pacientes com diabetes, pois eles podem possuir anomalias no mecanismo de transporte do colesterol.

Por isso, repetimos: dietas da moda podem ser eficazes no emagrecimento rápido, mas você precisa consultar um nutricionista e evitar seguir planos alimentares por conta própria. Se você está buscando o emagrecimento saudável, ouvir a opinião de um profissional é o caminho para o sucesso de sua transformação.

Fonte: Fernanda Barbosa, nutricionista da Care Club – Unidade Itaim (São Paulo/SP). CRN-3 61628.

https://youtu.be/4M0WTDBy0Mc

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva