Dieta detox: Os nutrientes que precisam estar no cardápio
Muito se fala sobre a dieta detox e como ela pode ser uma ótima opção para desintoxicar o organismo e trazer resultados para o processo de emagrecimento, para a saúde e estética. No entanto, muitas pessoas associam o estilo alimentar ao consumo apenas de chás e caldos com alimentos termogênicos. Porém, isso não é verdade.
Antes de mais nada, você sabe o que é uma dieta detox? Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada para adotar novos hábitos alimentares. A dieta de desintoxicação pode ser explicada dessa maneira.
Assim, olhando à primeira vista, não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.
Portanto, o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece sem sacrifício.
Nutrientes para a dieta detox
Para mostrar que existem alternativas nessa dieta, explicamos quais são os nutrientes que não podem faltar na detox e em quais alimentos é possível encontrá-los.
- B12: Salmão, frango e peru;
- Vitamina A: Cenoura, batata doce, inhame, abóbora, agrião e goji berry;
- Vitamina E: Azeite, amêndoas, abacate, coco, óleo de coco, nibs de cacau;
- Flavonoides: Cebola, manjericão, cranberry, alho, couve, couve de bruxelas, chá, endro, tomilho, feijão azuki, pimenta, hortelã e camomila;
- Fosfolipídeos: Repolho, couve e linhaça;
- Metionina e lisina: Leguminosas, alho, linhaça;
- Selênio: Castanhas;
- Bioflavonoides: Frutas vermelhas;
- Cromo: Avelã, aveia em flocos, nozes, pão integral, cacau.