Cuidados com a dieta depois do Carnaval
Para muita gente, o ano só começa depois do Carnaval — e a dieta também. Bebidas alcoólicas, salgadinhos, lanches e todos os tipos de fast-foods são mais consumidos durante o feriado. Mas e quando a comemoração passa: como retomar a alimentação saudável e equilibrada de forma segura? Confira:
Cuidados com a dieta depois do Carnaval
Para compensar os excessos, muita gente aposta em jejuns radicais e restrições alimentares intensas. Contudo, essa não é a melhor saída: além de ser perigoso para a saúde, a dificuldade em manter esse tipo de alimentação vai fazer você ficar desmotivado em pouco tempo.
O ideal, então, é retomar a dieta aos poucos, de forma suave e sustentável. E priorizar ingredientes naturais, é claro. Frutas e verduras são ricas em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e aumentam a saciedade, e inúmeros nutrientes — sem contar que a maioria contém boas quantidades de água e é baixa em calorias.
Leia também: Chás para ressaca: Confira os mais indicados e os cuidados que você deve ter
Vale fazer dieta detox depois do Carnaval?
Na verdade, quem faz a “desintoxicação” do organismo é o nosso próprio corpo — sendo o fígado, os rins e o intestino os principais responsáveis por filtrar e eliminar toxinas e substâncias prejudiciais para nós (como álcool, corantes, conservantes e poluentes).
Para ajudar esse sistema a trabalhar a todo vapor após o feriado, dá para apostar em alguns alimentos e receitas. Eles contribuem para diminuir sinais inflamatórios e ainda reduzir a produção de radicais livres — processos que afetam negativamente a nossa imunidade e aceleram o envelhecimento celular. Mas eles não são milagrosos e nem substituem uma alimentação equilibrada, tá?
“A desintoxicação é um processo natural do corpo que busca reduzir os impactos negativos das toxinas. Ou seja, o principal objetivo da detoxificação é a biotransformação, possibilitando que os elementos em questão sejam eliminados do organismo”, explica a nutricionista Luna Azevedo, incentivadora da alimentação consciente.
Dá para tomar, por exemplo, um suco verde feito com couve, limão, morango, gengibre e linhaça. Ou, então, preparar um chá verde (ou de cavalinha) para beber à tarde. Lembre-se apenas que você deve ingerir, no máximo, três xícaras ao dia, além de as ervas serem contraindicadas para algumas pessoas. Na dúvida, consulte seu médico.
Por fim, sabe qual a melhor forma de combater a retenção de líquidos que geralmente aparece? Bebendo muita água! Isso porque alimentos ricos em sódio e bebidas alcoólicas provocam a desidratação, fazendo com que o corpo entenda que precisa acumular líquidos para não perder mais. E não para por aí: a água é essencial para manter diversas funções do nosso corpo funcionando — incluindo o metabolismo!
Outras dicas para a recuperação pós-Carnaval
Ter boas noites de sono contribui para a produção de hormônios que regulam o apetite e o humor e ajuda na recuperação do corpo. Desse modo, ao dormir bem, você evita descontar o estresse na comida e faz escolhas mais saudáveis durante o dia.
A prática de atividades físicas traz mais disposição e, de quebra, ainda ajuda a queimar calorias. Vale combinar exercícios aeróbicos (como corrida e HIIT) e de resistência (musculação, por exemplo). Se você ficou parado durante o feriado, o ideal é retomar aos poucos.
Leia também: Como o álcool atrapalha o emagrecimento e o ganho muscular